Equipe da Expedição Pantanal realiza seminários por diversas regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Releases
10.05.12

Com o objetivo de construir o conhecimento de forma participativa, premissa do projeto, a equipe realizou, no período de março a maio, uma série de seminários abertos ao público nas regiões de Corumbá, Miranda, Campo Grande, Caiman, Cuiabá e Bonito para divulgar os números e também as boas práticas observadas durante a expedição. Essas devolutivas tiveram a participação de entrevistados e pesquisadores locais, atraindo um público de quase 300 participantes.

Agora, para finalizar a série de devolutivas, a equipe da Expedição Pantanal realizará o último seminário em Coxim, na segunda quinzena de maio. Para Lucila Egydio, coordenadora executiva do projeto, a iniciativa é excelente para compartilhar as informações já coletadas e receber retorno dos entrevistados. “Com as devolutivas, as pessoas têm noção do que está sendo feito e aproveitam para nos dar ideias. Os seminários são um ótimo caminho para mostrar a todos onde queremos chegar”, afirma.

Os próximos passos do projeto são organizar as informações coletadas nos seminários, ajustar o relatório e lançar o guia de práticas sustentáveis durante o evento “O Pantanal é aqui”, que será realizado em Campo Grande, de 16 de agosto a 2 de setembro, e em Cuiabá, de 13 a 30 de setembro.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!