Quatro mulheres idosas, usando roupas coloridas, seguram objetos relacionados a artesanatos. Redução das desigualdades

Tecelãs do Vale do Jequitinhonha

Conectado ao ODS 10 Redução das Desigualdades

mulheres impactadas

Promover o fortalecimento de mulheres de comunidades rurais e quilombolas em situação de vulnerabilidade por meio da geração de renda.  Esse é o objetivo do projeto Tecelãs do Vale do Jequitinhonha, organizado pela ONG Tingui. A iniciativa é uma das selecionadas no Edital realizado pela Fundação Toyota em 2023.

Cerca de 60 mulheres do Vale do Jequitinhonha (MG), com mais de 16 anos,  vão receber a qualificação em técnicas artesanais de tecelagem e tingimento, saberes ancestrais dessas comunidades e que vêm se perdendo com o passar do tempo. Dessa forma, o projeto, além de promover geração de renda para essas mulheres, contribuirá para o fortalecimento da cultura local, da identidade individual e comunitária das participantes.

Serão realizadas oficinas de tecelagem, criação, desenvolvimento de produtos, apoio na gestão das redes sociais das tecelãs, bem como registro fotográfico das peças desenvolvidas por elas, de forma a apoiá-las na divulgação dos produtos. Além disso, a Organização oferecerá suporte na comercialização dos materiais produzidos.

Além do ODS 10 – Redução das Desigualdades, o projeto Tecelãs do Vale do Jequitinhonha também está conectado aos ODS 5 – Igualdade de Gênero.