Vida na água

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

Conectado ao ODS 14 Vida na água

pessoas conscientizadas do plano de manejo da APACC

atendimentos a encalhes de espécies

peixes-boi-marinho reintroduzidos

Em 2011, a Fundação Toyota ampliou sua atuação para o Nordeste por meio de um novo projeto: o Toyota APA Costa dos Corais, uma cooperação entre a entidade, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a Fundação SOS Mata Atlântica. Antes, também em parceria com a SOS Mata Atlântica, era realizado o Toyota e a Mata Atlântica, com ações de reflorestamento, proteção de áreas ameaçadas, educação ambiental e voluntariado.

O objetivo do Toyota APA Costa dos Corais é promover a conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais para proteger os recifes de corais, as áreas de manguezais, toda a fauna e flora da região e também os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.

A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997 e abrange nove municípios de Alagoas e três de Pernambuco, na costa litorânea entre os municípios de Tamandaré (PE) e Paripueira (AL). É uma das regiões mais belas do nosso país e possui mais de 406 mil hectares de área protegida que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo!

Fundo de Perpetuidade

Uma das prioridades do projeto é a criação e manutenção de um fundo de investimento para garantir a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA. Desde 2011, a Fundação Toyota do Brasil faz aportes anuais para garantir o crescimento constante dos recursos do fundo até 2021.

Para cumprir a meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seus rendimentos, os recursos necessários para a manutenção das atividades previstas no Plano de Trabalho da iniciativa.

Gestão Ambiental

Ao apoiar e investir em projetos e organizações já existentes que atuam na gestão ambiental da Costa dos Corais, a Fundação Toyota do Brasil vai assegurar a integridade da região.

Entre as atividades já mapeadas e passíveis de apoio estão: a realização de estudos científicos, suporte logístico e de infraestrutura para fiscalização, realização de monitoramentos visando avaliar a efetividade das ações de conservação, produção e execução de campanhas de educação ambiental e a promoção de negócios que conciliam  a sustentabilidade e a geração de renda para as comunidades locais.

Plano de Manejo

Outra importante ação do projeto é a implementação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais pelo ICMBio – órgão ambiental do governo brasileiro responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais.

O investimento da Fundação Toyota do Brasil auxilia na manutenção dos ativos da APA, como: as bases operacionais, veículos, equipamentos de fiscalização e barcos. Além disso, também estimula as pesquisas científicas pelas universidades e instituições locais, ampliação das áreas de exclusão de pesca (essenciais para a recuperação da biodiversidade), estruturação do turismo de baixo impacto, preparação e engajamento de representantes locais como agentes ambientais remunerados e valorização das manifestações culturais – contribuindo para o resgate da cultura regional.

Como elemento fundamental do Plano de Manejo, os 12 municípios inseridos na APA Costa dos Corais participarão de programas de educação ambiental e de comunicação social, com a finalidade de empoderar os indivíduos e a divulgação dos princípios de utilização consciente da área, para que tanto a população local quanto os turistas se sintam co-responsáveis pelo trabalho de sustentabilidade.

• Para receber as imagens em alta qualidade, entre em contato pelo e-mail: contato@fundacaotoyotadobrasil.org.br.