Curso de corte e costura Igualdade de gênero

Tecido Transformador

Conectado ao ODS 5 Igualdade de Gênero

70% de todos os assassinatos registrados aconteceram na América do Sul e Central, sendo 33% no Brasil, de acordo com dados da Transgender Europe (TGEU), que monitora informações levantadas por instituições trans e LGBTQIA+ de todo o mundo. A estatística coloca o país pela 13ª vez seguida como o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo. Acreditamos que educação e qualificação são ferramentas fundamentais para mudar esta realidade.

É o que busca o projeto Tecido Transformador, um dos vencedores do Edital 2022 da Fundação Toyota do Brasil. Realizado em parceria pela ONG SER e Amora Brinquedos, a iniciativa vai promover um curso de corte e costura e  empreendedorismo para mulheres transexuais de baixa renda de Salvador (BA) e região metropolitana. A previsão é que as aulas tenham início em abril de 2023.

Ao longo de 5 meses de aula (três de corte e costura e dois de empreendedorismo), serão atendidas 40 mulheres, separadas em duas turmas, de todas as faixas etárias, sem necessidade de ter experiência prévia na área. Para além do desenvolvimento das habilidades práticas, o projeto pretende impactar a autoestima das mulheres, promovendo acolhimento e influenciando no bem-estar familiar das alunas.

Ao final do curso, as mulheres participarão de uma feira de artesanato para que possam ter uma experiência prática (venda, relacionamento com o público, feedback sobre os produtos etc) do conteúdo aprendido.

Além do ODS 5, o Projeto Tecido Transformador também está conectado aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades).