Expedição Amazônia 2025:  Aberje promove imersão em ESG para comunicadores

Releases | Sustentabilidade
01.07.25

Em sua terceira edição e pela primeira vez em Belém (Pará), experiência tem o mote “conhecer para comunicar” e visa qualificar profissionais de comunicação para as práticas de sustentabilidade dentro das empresas com foco nos desafios ambientais da Amazônia e sua relação com a COP30

A Expedição Amazônia, jornada imersiva promovida pela Escola Aberje de Comunicação, da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, em parceria com a Academia Amazônia Ensina (ACAE), tem data marcada para 29 de junho, em Belém, Pará. Destinado a profissionais de comunicação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), o evento proporciona uma oportunidade única de sensibilizar e qualificar comunicadores sobre a importância da sustentabilidade em suas ações.  A edição deste ano acontece pela primeira vez na capital do Pará e o mote “Conhecer para Comunicar” será explorado ao longo de sete dias de imersão, que incluem visitas a pontos de referência da região, com foco em biodiversidade, cultura, ciência, saberes tradicionais e empreendedorismo sustentável. A iniciativa tem patrocínio master da Hydro, patrocínios do Itaú e LATAM Airlines e apoio da Fundação Toyota do Brasil.

“A Expedição Amazônia é uma vivência transformadora, baseada na imersão direta no contexto amazônico. Os participantes terão a oportunidade de se conectar com a realidade local, compreender de perto as questões envolvendo comunicação e desenvolvimento sustentável e se capacitar para comunicar com responsabilidade ética, assertividade e consistência”, explica Emiliana Pomarico, gerente-executiva da Escola Aberje de Comunicação. 

Este ano, a imersão ganha relevância ainda maior devido à proximidade com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP30 -, que também será realizada no Pará, tornando-se um momento histórico para o Brasil e o mundo, onde os desafios ambientais da Amazônia estarão no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas. “A expedição oferece aos comunicadores a chance de vivenciar e compartilhar histórias e práticas de sustentabilidade, que serão debatidas internacionalmente durante a conferência. Isso cria uma oportunidade única de alinhar as discussões sobre ESG no Brasil com os compromissos internacionais relacionados à preservação ambiental e justiça social”, completa.

“Está sendo uma honra preparar, junto com a Escola Aberje, mais uma edição da Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar, dessa em Belém, com a temática da COP30, que é tão importante para nossa formação. Vivenciar uma experiência nessa região e aumentar o leque de complexidades é fundamental para compreendermos melhor a floresta, os povos originários e as grandes cidades que estão na região norte. Diferentes ecossistemas fazem parte do mesmo bioma e cada dia dessa expedição será uma aula”, destaca Maria Eugenia Tezza, CEO e Diretora Executiva da Academia Amazônia Ensina. 

Qualificação, conscientização e sensibilização para transformação

Um levantamento recente do Data-Makers com 106 CMOs de empresas brasileiras revelou uma lacuna significativa entre o reconhecimento da importância de temas ESG e o conhecimento profundo sobre eles. Enquanto 90% dos líderes afirmam reconhecer a relevância da temática, apenas 20% dizem ter um conhecimento profundo sobre ESG, evidenciando a necessidade urgente de iniciativas como a Expedição Amazônia.

“É fundamental promover uma consciência crítica sobre a comunicação estratégica no enfrentamento de questões ESG dentro das empresas, a fim de fortalecer práticas sustentáveis e garantir que discurso e ação estejam alinhados. Este evento é essencial para capacitar profissionais de comunicação a liderar a transformação sustentável nas empresas, promovendo maior entendimento sobre o alinhamento entre ações e práticas. Comunicadores bem informados desempenham um papel estratégico na integração de práticas sustentáveis e na mobilização das organizações em torno desses compromissos”, reforça Emiliana. 

O evento reunirá profissionais de comunicação, como jornalistas, assessores de imprensa, especialistas em marketing, sustentabilidade e ESG, além de representantes de instituições de ensino, pesquisa e agentes culturais. 

Programação

A Expedição Amazônia ocorrerá entre 29 de junho e 5 de julho de 2025. Durante esse período, os participantes terão uma agenda intensa de atividades, incluindo visitas a secretarias ligadas à COP30, centros de pesquisa e desenvolvimento amazônico, iniciativas de empreendedorismo socioambiental e muito mais. Serão momentos de aprendizagem e troca com líderes comunitários, agentes culturais e outros profissionais envolvidos na preservação e no desenvolvimento sustentável da região.

Este ano, o evento conta com o apoio e patrocínio de empresas que se destacam pela adoção de práticas sustentáveis e promoção do ESG, como Hydro, Banco Itaú, Latam Airlines e Fundação Toyota do Brasil.

A programação completa está disponível no site: Expedição Amazônia.

Sobre a Aberje -Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Com mais de 1.000 empresas associadas, está presente em diversas partes do Brasil a partir dos seus Capítulos Regionais, e também possui forte representação em instituições internacionais, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

Você também pode se interessar por: