Na Quebrada Pro Futuro

Projeto Na Quebrada Pro Futuro 

Conectado ao ODS 10 – Redução das Desigualdades

Como seria o futuro se jovens da periferia tivessem acesso a uma formação que une linguagem acessível, conteúdo técnico e apoio emocional? Foi com essa visão que a Fundação Toyota do Brasil, o Banco Toyota e a New School se uniram para lançar o projeto Na Quebrada Pro Futuro.

A iniciativa é voltada a jovens que enfrentam desafios socioeconômicos e têm acesso limitado a oportunidades. Por meio de uma plataforma gamificada, com vídeos, textos e quizzes, os participantes percorrem trilhas de aprendizado que abrangem desde habilidades socioemocionais até conteúdos técnicos e profissionalizantes.

Com linguagem autêntica da periferia, a trilha educativa começa pela autoestima, passa pela qualificação técnica e culmina em mentorias com executivos do Banco Toyota do Brasil. A jornada se encerra com a formatura da turma prevista para dezembro de 2025.

“Quando oferecemos educação de qualidade e apoio concreto a um jovem da periferia, o impacto reverbera muito além do indivíduo: chega à família, à comunidade e à sociedade como um todo. Estamos investindo na mobilidade social e no futuro de jovens talentosos que só precisam de oportunidade para mostrar seu potencial” –  Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Acesse aqui para assistir ao vídeo institucional do Na Quebrada Pro Futuro

Por que o projeto Na Quebrada Pro Futuro é único?

– Educação com identidade: conteúdos pensados para dialogar com a realidade e linguagem da juventude periférica;

– Trilha completa de desenvolvimento: da autoestima à qualificação técnica, passando por conteúdos aplicáveis à vida e ao trabalho;

– Mentorias com executivos: jovens de destaque terão a chance de aprender diretamente com profissionais do Banco Toyota do Brasil.

Compromisso com o desenvolvimento social e com o futuro

Com este projeto, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão produtiva e a mobilidade social. Ao lado do Banco Toyota e da New School, apostamos em uma educação que transforma, oferecendo aos jovens não apenas ferramentas técnicas, mas também a confiança necessária para sonhar mais alto e trilhar seus próprios caminhos.

TechMob 4.0 – Programe o futuro

Como seria o futuro se jovens tivessem acesso a uma formação que alia teoria, prática e inovação? Foi com essa visão que a Fundação Toyota do Brasil e o SENAI-SP se uniram para criar o TechMob 4.0, um projeto que vai qualificar 40 jovens de Sorocaba (SP) e região.

O programa vai além de um curso. Ele conecta educação e prática industrial para formar profissionais prontos para os desafios da Indústria 4.0. Os alunos terão a oportunidade de se especializar no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com aulas realizadas na Escola SENAI Gaspar Ricardo Júnior, e ainda contarão com mentorias exclusivas de especialistas da Toyota do Brasil.

Mais que um curso, uma experiência transformadora

Além das teorias por trás da tecnologia, a turma vai vivenciar a rotina da indústria, entendendo na prática como essas soluções são aplicadas no mundo real. O programa terá início em janeiro de 2025, com conclusão prevista para dezembro de 2026.

“Acreditamos que a educação é a base para transformar realidades. O TechMob 4.0 é mais um passo no nosso compromisso de criar oportunidades para jovens e conectá-los a áreas de alta demanda, como a tecnologia,” destaca Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Por que o TechMob 4.0 é único?

• Educação conectada à prática: Aprendizado que une conhecimento teórico e experiência direta na indústria.

• Mentoria especializada: Orientação de profissionais com ampla experiência no mercado;

• Preparação para o futuro: Uma formação alinhada às demandas da Indústria 4.0, que busca profissionais prontos para inovar.

Compromisso com a educação para transformar realidades

A Fundação Toyota do Brasil acredita que a educação é o motor para transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país. Por meio de projetos como o TechMob 4.0, reafirma seu compromisso em dar oportunidades reais para que jovens trilhem seus próprios caminhos profissionais. Ao formar profissionais qualificados em áreas estratégicas, como tecnologia, o projeto não só amplia a empregabilidade, mas também contribui diretamente para o crescimento das comunidades e a competitividade da economia brasileira.

Uma parceria que transforma

Esse projeto também marca um momento importante para o SENAI-SP, agora reconhecido como Centro Universitário UniSENAI-SP. A união entre Fundação Toyota e SENAI-SP reforça o potencial de criar soluções educacionais que impactam diretamente a competitividade e a inovação no setor industrial brasileiro.

Projeto Pequenos Aventureiros

Um caminhão-palco com cenário lúdico e interativo se tornará “sala de aula” para estudantes de escolas estaduais e municipais aprenderem mais sobre Educação Ambiental, utilizando música, jogos e materiais recicláveis como ferramentas. É o que trata o Projeto Pequenos Aventureiros, proposta elaborada pela Fundação Toyota do Brasil por meio de patrocínio incentivado e renúncia fiscal pelo Programa de Ação Cultural (PROAC ICMS) do estado de São Paulo.

O moderno espetáculo itinerante tem como objetivo proporcionar livre acesso ao teatro, com potencial para realizar 48 apresentações em seis cidades distintas (oito em cada).

Apoiar projetos incentivados como o Pequenos Aventureiros é um importante mecanismo de abatimento de imposto e fomento à cultura, dando a oportunidade de as empresas participantes implementarem os fundamentos da agenda ESG nas corporações.

Sua empresa pode ser parceira da Fundação Toyota do Brasil na viabilização desta iniciativa. Existem três tipos de cotas: Master, Patrocínio e Apoio. Na prática, a proposta permite que empresas patrocinem projetos culturais destinando até 3% do montante a ser pago de ICMS. O valor destinado ao patrocíno será descontado do próximo pagamento do imposto ao governo. Dessa forma, o investimento sai diretamente de uma despesa já existente e ainda gera as contrapartidas.

Acesse aqui a cartilha sobre renúncia do ICMS.

Saiba mais sobre as condições de patrocínio, cotas e contrapartidas.

Sobre a peça
Toy e Malú são dois jovens com muita imaginação. Quando encontram o Lixoman, uma mutação genética oriunda do acúmulo de resíduos sólidos, se transformam em super-heróis. Um filhote de arara azul robótico com poderes especiais e inteligência artificial se une ao grupo para combater o “inimigo número um da natureza”.

Além de levar às crianças temas importantes como preservação, transição energética e conservação da nossa fauna e matas brasileiras, a proposta de incentivo visibiliza o logo da empresa no envelopamento da unidade móvel que leva e serve de palco para a peça, assim como destaca a marca em banners, totens, camisetas e cartilhas.

Saiba como sua empresa pode apoiar!

Preencha o formulário e entraremos em contato:

    Escola Floresta Ativa

    Em 2024, ano em que a Fundação Toyota do Brasil completou 15 anos, a organização marca sua chegada à Amazônia para, em parceria com o Projeto Saúde & Alegria (PSA), atuar com foco na formação da comunidade local, expandindo, ainda mais, sua atuação na área educacional.

    A iniciativa se chama Escola Floresta Ativa, em que são oferecidos 13 cursos e oficinas relacionados ao desenvolvimento sustentável das comunidades e das florestas, com a expectativa de impactar diretamente cerca de 500 pessoas de Santarém e da comunidade indígena Tapajós-Arapiuns (PA). A grade é dividida em sete temáticas: empoderamento digital, formação técnica para manutenção de paineis solares, economia criativa, artesanato da floresta, gestão e proteção territorial e turismo de base comunitária. Com isso, as organizações buscam oferecer um ensino contextualizado, que faça sentido para as realidades na qual as novas gerações estão inseridas e qualifique a mão de obra local voltada para a economia verde.

    Em 2025, a cidade de Belém (PA) sediará a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, e o objetivo é que, até lá, o Projeto Escola Floresta Ativa contribua para a preparação da população para atuar ativamente no evento, estimulando o desenvolvimento da economia local e deixando um legado de profissionais qualificados aptos a desempenhar outras funções para além da realização da Conferência.

    Campanhas Solidárias

    Em 2022, a Fundação Toyota do Brasil realizou doações e promoveu campanhas para auxiliar famílias, em situação de vulnerabilidade.

    Foram elas:

    – Campanha de doação de alimentos e água:
    Em janeiro, 3,8 toneladas de alimentos e 3 mil litros de água mineral foram doados ao Banco de Alimentos de Guaíba, município com mais de 98 mil habitantes localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). A população mais vulnerável foi fortemente impactada pelas chuvas e ventos fortes que atingiram a cidade no período.

    As doações foram distribuídas para cerca de 40 mil moradores da Cohab, Santa Rita e Ypê, bairros que concentram a maior parte da população carente da cidade e que foram os mais impactados pela chuva.

    – Campanha de doação de agasalhos:
    Em agosto, foram entregues os cobertores e agasalhos arrecadados durante a campanha voltada para pessoas carentes que vivem em regiões onde necessitam se aquecer nas épocas mais frias do ano. No total, foram arrecadados 572 cobertores, que foram entregues para o Fundo Social de Solidariedade e para o Fundo Social da cidade de Sorocaba fazerem a distribuição entre as famílias.

    – Campanha de doação de alimentos:
    Com o valor arrecadado, a Campanha de Natal 2022 da FTB entregou mais de 1700 cestas básicas para famílias carentes. Para isso, contou com o apoio de instituições que viabilizaram as entregas e a seleção das famílias, foram elas: Fundo Social de Sorocaba, Banco de Alimentos de Sorocaba, Cidade dos Velhinhos, Lar Creche André Luiz e o Banco de Alimentos de São Bernardo do Campo.

    Essas campanhas só se tornaram realidade graças à ajuda dos nossos colaboradores, amigos, parceiros e apoiadores que contribuíram para que pudéssemos realizar ações sociais na construção de uma sociedade mais justa para todos!

    Projeto Águas da Mantiqueira

    O Projeto Águas da Mantiqueira foi criado em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) em 2017. A iniciativa visa a conservação da biodiversidade, planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável dos municípios da Serra da Mantiqueira.

    Desde 2017, pesquisadores realizaram um diagnóstico dos remanescentes da Mata Atlântica – distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) – que são essenciais à manutenção dos recursos hídricos. Além disso, verificaram a influência na sustentabilidade das áreas rurais e urbanas com estudos em biodiversidade, agricultura, educação, resíduos sólidos e o turismo.

    Com este resultado, a pesquisa determina o planejamento territorial da região – respeitando as características ecológicas das áreas naturais do município, fundamental para definir as diretrizes de desenvolvimento socioeconômico e garantir a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da cordilheira. 

    A partir de 2019, as 51 bacias da cidade mineira de Sapucaí-Mirim começaram a ser diagnosticadas. A terceira etapa do projeto deve acontecer em Gonçalves (MG) a partir de 2021.

    A Serra da Mantiqueira

    A Serra da Mantiqueira é uma das maiores províncias de água mineral do mundo. Possui aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2013, a Revista Science a reconheceu como o 8º ecossistema mais importante do mundo.

    As florestas, campos naturais e a fauna de espécies da Mata Atlântica estão distribuídas no relevo da cordilheira, permitindo a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta! São essas características que conferem à região uma função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de cinco milhões de pessoas.

    Mantiqueira é um termo de origem Tupi-Guarani: “Amantikir”. “Amana” significa chuva e “tiqueira” significa gotejar. Era conhecida pelos indígenas que habitavam a região como Montanha que chora ou Serra que chora por conta da grande quantidade de cachoeiras.

    Projeto ReTornar

    Desde 2011, o Projeto ReTornar, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, vem ressignificando resíduos automotivos em novos produtos e transformando a vida das costureiras das cooperativas que fazem parte da iniciativa. Unindo sustentabilidade e empoderamento feminino, o ReTornar já reutilizou mais de 24 toneladas de resíduos e impactou mais de 1.700 pessoas diretamente. 

    Airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança que seriam descartados pela Toyota do Brasil se tornam matéria-prima para as integrantes da Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba/SP, e Associação Social Comunidade de Amor (ASCA), de Sorocaba/SP. Dos resíduos, são produzidos, dentre outros itens, roupinhas para pet, capas para notebook e mochilas. A venda dos produtos gera trabalho e renda para as costureiras.

    Pilares do projeto

    Economia Circular: uso de resíduos como novas matérias-primas: airbag, cintos de segurança, tecido automotivo, caixas estofadas e uniformes ganham vida.

    Gerenciamento de Resíduos: destinação inteligente de resíduos para reuso e upcycling, uma das alternativas para a Economia Circular.

    Empoderamento Feminino: geração de trabalho, renda e aceleração de grupos comunitários de mulheres.

    Ecologia Industrial: inclusão de fornecedores Toyota no projeto para aumentar e compartilhar o impacto positivo.

    Consumo Consciente: produtos reinventados a partir de resíduos, feitos com mão de obra social, aproximando quem cria de quem consome em uma relação transparente, positiva e saudável.

    Siga o ReTornar nas redes sociais!

    Instagram: www.instagram.com/projetoretornar/

    Linkedin: www.linkedin.com/company/projetoretornar

    Conheça o e-commerce do ReTornar

    Dê presentes com significado para as pessoas que ama! Acesse: https://www.projetoretornar.com.br/

    Projeto SOS Pantanal

    O Projeto SOS Pantanal, realizado pelo Instituto SOS Pantanal com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, busca atuar na  conservação do bioma por meio de duas linhas de atuação: Brigadas Pantaneiras e Águas do Pantanal.

    A primeira iniciativa se trata de um programa de prevenção e combate a incêndios, para que moradores das regiões mais atingidas pelo fogo possam atuar de forma rápida em casos de focos de calor. Além disso, é uma ação propositiva de educação ambiental e prevenção contra os incêndios, uma vez que a presença ostensiva de cidadãos atentos ajuda no combate a incidentes com potencial de se tornarem incêndios maiores. Desde 2020, o Projeto Brigadas Pantaneiras já qualificou mais de 350 pessoas, em 24 brigadas espalhadas pelo Pantanal e seu entorno.Nas áreas em que o grupo atuou, entre 2020 e 2022, houve redução de 89% de área queimada e 76% de focos. Além disso, no período, não foram observados incêndios consecutivos no mesmo lugar (área de requeima).   

     Já o Projeto Águas do Pantanal tem por objetivo realizar o monitoramento da qualidade das águas da Bacia do Alto Paraguai (BAP), incluindo as populações tradicionais locais no processo. A iniciativa, que teve início no primeiro semestre de  2023, já percorreu mais de 1,2 mil quilômetros para a realização do trabalho. Além de fornecer dados que os tomadores de decisão possam promover ações mais assertivas, o projeto visa empoderar a população por meio da ciência cidadã e a qualificação de moradores de três comunidades locais para o uso dos equipamentos de medição, a fim de dar continuidade com o monitoramento dos rios.

     As iniciativas são um desdobramento do Projeto Expedição Pantanal que, em 2011, percorreu a região, mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia, além de outras necessidades mais punjetes da área. 

    O Pantanal, situado no coração da América do Sul,  é a maior planície alagável do mundo e habitat natural de cerca de 4,7 mil espécies de plantas e animais e lar das maiores concentrações de onças-pintadas, araras-azuis e ariranhas do mundo. Quase 80% do bioma está no território brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Projeto Toyota APA Costa dos Corais

    O Projeto Toyota Área de Proteção Ambiental dos Corais foi idealizado com o propósito de resguardar os recifes de corais, as áreas de manguezais e toda a fauna e  flora da região dos 12 municípios envolvidos em Alagoas e Pernambuco. A iniciativa, apoiada pela Fundação Toyota do Brasil,  conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação S.O.S Mata Atlântica. 

    Dentre os resultados mais expressivos atribuídos ao trabalho do APA dos Corais na última década, está a reintrodução de 18 peixes-boi marinhos, mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, à natureza e a criação de 8 zonas de preservação (existem, ainda, outras 7 em fase de implementação). Durante os 11 anos de atuação, o APACC já alcançou mais de 68 mil pessoas em ações de conscientização nos municípios em que atua, sobre o uso ordenado da região.  Além disso, mais de 100 pesquisas científicas já foram realizadas com o apoio do Projeto.

    A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997. É uma das regiões mais belas do nosso país e possui mais de 406 mil hectares de área protegida que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.

    Fundo de Perpetuidade

    Uma das prioridades do projeto é a criação e manutenção de um fundo de investimento para garantir a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA. Durante 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil fez aportes anuais para garantir o crescimento constante dos recursos do fundo.

    Gestão Ambiental

    Ao apoiar e investir em projetos e organizações já existentes que atuam na gestão ambiental da Costa dos Corais, a Fundação Toyota do Brasil ajuda a assegurar a integridade da região.

    A organização apoia atividades como proteção, gestão socioambiental, pesquisa, monitoramento e biodiversidade.

    Plano de Manejo

    Outra importante ação do projeto é a implementação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais pelo ICMBio. Até 2022, dois planos já foram aprovados e executados.

    A parceria com a Fundação auxilia em questões de logística (manutenção de bases operacionais, veículos, equipamentos de fiscalização e barcos), de educação ambiental (estímulo à produção de pesquisas científicas) e de engajamento da comunidade para a proteção da área (preparação e engajamento de representantes locais como agentes ambientais remunerados e estruturação do turismo de baixo impacto).

    Projeto Arara Azul

    O Projeto Arara Azul, idealizado pela bióloga Neiva Guedes em 1989, busca promover a conservação das araras-azuis e da biodiversidade do Pantanal. Desde o começo, a iniciativa já contava com o apoio da Toyota e, a partir de 2009, passou a ser patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil.

    Dentre as principais atividades do Projeto estão o monitoramento de ninhos e de filhotes de araras-azuis, o manejo de ninhos naturais e artificiais e ações voltadas para a educação ambiental. Além disso, a iniciativa também organiza workshops sobre conservação e cidadania, geração de renda para a população local e conscientização para o turismo sustentável.

    Devido aos esforços realizados, houve um aumento considerável na população de araras-azuis no Pantanal Mato-grossense. No entanto, por se tratar de um animal sensível às intempéries naturais e provocadas pelo homem, o trabalho deve ser contínuo e perene a fim de amenizar os possíveis impactos.

    O Instituto Arara Azul, responsável pelo Projeto, também realiza outras atividades e pesquisas. Um deles é o projeto Aves Urbanas, que visa conservar as araras-canindé e outras aves que se reproduzem em cavidades de árvores presentes na área urbana. 

    Para o Projeto, conservar as araras-azuis e o ambiente em que ela vive e se reproduz vai além do cuidado com esta espécie. Representa, também, ganhos expressivos para toda a biodiversidade do ecossistema em que vivem

    Lembre-se: a comercialização, maus-tratos e o tráfico de animais silvestres é proibido por lei. Uma forma de não incentivar essa prática é não comprar! E, caso se depare com situações como as descritas anteriormente, denuncie imediatamente ao Ibama (0800-61-8080).