Construindo Meus Corres

Promover formação teórica e técnica em informática básica, Instalação de acessórios automotivos e desenvolvimento socioemocional. São esses os objetivos do projeto Construindo Meus Corres, criado pela ONG CCB Social, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil e com apoio do Instituto Parvi.

A iniciativa, realizada na cidade de Recife, vai qualificar 80 jovens, com prioridade para aqueles pertencentes a grupos minorizados ou minoritários oriundos de comunidades periféricas. Cada turma passará por 4 meses de formação, e o projeto segue de forma contínua durante todo o ano. Outra meta é a inserção de ao menos 30% destes jovens no Mercado, sendo, pelo menos, 10% absorvidos pelo Grupo Parvi.

Além de preparar para o mercado de trabalho, o projeto tem também prevê trabalhar com os aprendizes as suas competências socioemocionais, contribuir para a elaboração de um plano de vida e construir parcerias com programas de jovem aprendiz, a fim de saírem do projeto com um emprego.

Depois da conclusão da formação, os jovens serão acompanhados por um ano, podendo ser encaminhados para o mercado de trabalho, recebendo orientações pós-contratação e participar de novas formações do CCB Social.

Campanhas Solidárias

Em 2022, a Fundação Toyota do Brasil realizou doações e promoveu campanhas para auxiliar
famílias, em situação de vulnerabilidade.

Foram elas:

– Campanha de doação de alimentos e água:
Em janeiro, 3,8 toneladas de alimentos e 3 mil litros de água mineral foram doados ao
Banco de Alimentos de Guaíba, município com mais de 98 mil habitantes localizado na
região metropolitana de Porto Alegre (RS). A população mais vulnerável foi fortemente
impactada pelas chuvas e ventos fortes que atingiram a cidade no período.
As doações foram distribuídas para cerca de 40 mil moradores da Cohab, Santa Rita e
Ypê, bairros que concentram a maior parte da população carente da cidade e que foram
os mais impactados pela chuva.

– Campanha de doação de agasalhos:
Em agosto, foram entregues os cobertores e agasalhos arrecadados durante a
campanha voltada para pessoas carentes que vivem em regiões onde necessitam se
aquecer nas épocas mais frias do ano. No total, foram arrecadados 572 cobertores, que
foram entregues para o Fundo Social de Solidariedade e para o Fundo Social da cidade
de Sorocaba fazerem a distribuição entre as famílias.

– Campanha de doação de alimentos:
Com o valor arrecadado, a Campanha de Natal 2022 da FTB entregou mais de 1700
cestas básicas para famílias carentes. Para isso, contou com o apoio de instituições que
viabilizaram as entregas e a seleção das famílias, foram elas: Fundo Social de Sorocaba,
Banco de Alimentos de Sorocaba, Cidade dos Velhinhos, Lar Creche André Luiz e o
Banco de Alimentos de São Bernardo do Campo.

Essas campanhas só se tornaram realidade graças à ajuda dos nossos colaboradores, amigos, parceiros e apoiadores que contribuíram para que pudéssemos realizar ações sociais na construção de uma sociedade mais justa para todos!

STEM Brasil

O STEM Brasil, apoiado pela Fundação Toyota do Brasil, é um programa de capacitação de alta qualidade para professores do ensino público. O programa possui abordagem prática baseada em técnicas inovadoras para elevar o nível do currículo de física, química, biologia e matemática com diversas atividades práticas, que podem ser aplicadas nos três níveis de ensino brasileiro (Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

O objetivo é contribuir com a formação dos educadores dessas disciplinas para que preparem alunos de escolas públicas para a faculdade e uma carreira mais próspera.

Realizado em parceria com a Educando, o Programa STEM Brasil levou a metodologia STEM (em inglês – Science, Technology, Engineering and Mathematics), de 2020 a 2022, para 35 escolas públicas de 20 municípios do Amazonas. A ação já beneficiou mais de 21 mil alunos e alcançou mais de 300 docentes por formação contínua e aperfeiçoamento profissional.

Para 2023, a atuação do Programa foi expandida para Ipiáu, interior da Bahia, e pretende alcançar 60 professores, coordenadores pedagógicos e gestores e beneficiar mais de 2.200 alunos.

Os resultados da aplicação da metodologia nas escolas do Amazonas são expressivos e relevantes. De acordo com a pesquisa realizada com estudantes e diretores após as ações do Programa, houve um aumento de 40% no interesse de alunos nas disciplinas de Ciências da natureza e Matemática, o que demonstra o impacto positivo das atividades do STEM Brasil na maneira como os estudantes se engajam com o assunto.

Outro dado importante é que, depois do Programa, 100% dos professores realizam atividades práticas e experimentos com suas turmas. Antes, apenas 60% realizavam esse tipo de iniciativa. Isso indica que o envio de kits de materiais para as escolas teve resultados positivos tanto nos alunos, quanto nos professores.

Projeto ReTornar

Desde 2011, o Projeto ReTornar, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, vem ressignificando resíduos automotivos em novos produtos e transformando a vida das costureiras das cooperativas que fazem parte da iniciativa. Unindo sustentabilidade e empoderamento feminino, o ReTornar já reutilizou mais de 24 toneladas de resíduos e impactou mais de 1.700 pessoas diretamente.

Airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança que seriam descartados pela Toyota do Brasil se tornam matéria-prima para as integrantes da Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba/SP, e Associação Social Comunidade de Amor (ASCA), de Sorocaba/SP. Dos resíduos, são produzidos, dentre outros itens, roupinhas para pet, capas para notebook e mochilas. A venda dos produtos gera trabalho e renda para as costureiras.

Pilares do projeto

Economia Circular: uso de resíduos como novas matérias-primas: airbag, cintos de segurança, tecido automotivo, caixas estofadas e uniformes ganham vida.

Gerenciamento de Resíduos: destinação inteligente de resíduos para reuso e upcycling, uma das alternativas para a Economia Circular.

Empoderamento Feminino: geração de trabalho, renda e aceleração de grupos comunitários de mulheres.

Ecologia Industrial: inclusão de fornecedores Toyota no projeto para aumentar e compartilhar o impacto positivo.

Consumo Consciente: produtos reinventados a partir de resíduos, feitos com mão de obra social, aproximando quem cria de quem consome em uma relação transparente, positiva e saudável.

Siga o ReTornar nas redes sociais!

Instagram: www.instagram.com/projetoretornar/

Linkedin: www.linkedin.com/company/projetoretornar

Conheça o e-commerce do ReTornar

Dê presentes com significado para as pessoas que ama! Acesse: https://www.projetoretornar.com.br/

Mulheres na Conservação

O Mulheres na Conservação é uma iniciativa multiplataforma (podcast, vídeos no YouTube e matérias especiais) na qual são relatadas as trajetórias de mulheres pesquisadoras que se destacam pelo empenho e liderança em projetos de conservação ambiental no Brasil. Idealizado pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa, o projeto teve início em janeiro de 2020 e conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil.

Na primeira temporada, o podcast do Mulheres na Conservação contou a história de Beatrice Padovani (bióloga marinha e pesquisadora do Projeto Meros do Brasil), Patrícia Médici (bióloga e pesquisadora de Antas), Karen Strier (antropóloga e coordenadora do Projeto Muriqui de Caratinga), Flávia Miranda (veterinária e coordenadora do Projeto Tamanduá), e Neiva Guedes (bióloga e pesquisadora do Instituto Arara Azul – patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil).

Os episódios da segunda temporada abordaram o trabalho de Érica Pacífico (bióloga e coordenadora do Projeto Arara-azul-de-lear — Pesquisa e Conservação), Marta Cremer (bióloga, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz), Zélia Brito (chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, no nordeste brasileiro), Tânia Sanaiotti (bióloga, pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA) e Marcia Chame (bióloga e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz).

Confira todos os conteúdos da iniciativa: podcasts no Spotify, vídeos no YouTube, além de reportagens no site da National Geographic e também no site do CicloVivo.

Siga o Projeto Mulheres na Conservação no Instagram e fique por dentro das novidades!

Projeto Vou de Canoa

Expandir a sala de aula para além das quatro paredes e trazê-la para o ar livre, ensinando e sensibilizando crianças de escolas municipais de Niterói (região metropolitana do Rio de Janeiro) sobre os problemas ambientais e de que forma elas podem contribuir para mudar essa situação. Esse é o objetivo do Projeto Vou de Canoa, idealizado e criado pela bióloga Luiza Perin e patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, em parceria com o Instituto Surf Hoe, desde 2020.

A iniciativa, realizada na Praia de Itaipu, região oceânica de Niterói, oferece um dia de muito aprendizado e contato bem próximo com as ilhas oceânicas do Parque Estadual da Serra da Tiririca para crianças e jovens.

As atividades, que duram cerca de 3 horas, começam com um panorama geral sobre diversidade cultural dos povos litorâneos, das areias e conchas existentes no mundo e da fauna presente no litoral, além de miniaturas de embarcações. Durante a palestra, também são mostrados objetos retirados dos oceanos a fim de trabalhar com os estudantes a relação do ser humano com o oceano e a importância do cuidado com a natureza e o meio ambiente.

A imersão na natureza segue para o mar, com vivência com a canoa polinésia, na qual as crianças conhecem um pouco mais sobre a cultura dessa embarcação e sobre o bioma presente nas ilhas de Itaipu, além de desenvolverem o conceito de trabalho em grupo, tão necessário para o deslocamento da canoa.

Visitação

Voltado para atender estudantes do ensino público, o Projeto Vou de Canoa também recebe agendamentos de escolas particulares e de pessoas físicas. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: projetovoudecanoa@gmail.com.

Conheça mais sobre o projeto, acesse www.projetovoudecanoa.com.br

Projeto SOS Pantanal

O Projeto SOS Pantanal, realizado pelo Instituto SOS Pantanal com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, busca atuar na  conservação do bioma por meio de duas linhas de atuação: Brigadas Pantaneiras e Águas do Pantanal.

A primeira iniciativa se trata de um programa de prevenção e combate a incêndios, para que moradores das regiões mais atingidas pelo fogo possam atuar de forma rápida em casos de focos de calor. Além disso, é uma ação propositiva de educação ambiental e prevenção contra os incêndios, uma vez que a presença ostensiva de cidadãos atentos ajuda no combate a incidentes com potencial de se tornarem incêndios maiores. Desde 2020, o Projeto Brigadas Pantaneiras já qualificou mais de 350 pessoas, em 24 brigadas espalhadas pelo Pantanal e seu entorno.Nas áreas em que o grupo atuou, entre 2020 e 2022, houve redução de 89% de área queimada e 76% de focos. Além disso, no período, não foram observados incêndios consecutivos no mesmo lugar (área de requeima).

Já o Projeto Águas do Pantanal tem por objetivo realizar o monitoramento da qualidade das águas da Bacia do Alto Paraguai (BAP), incluindo as populações tradicionais locais no processo. A iniciativa, que teve início no primeiro semestre de  2023, já percorreu mais de 1,2 mil quilômetros para a realização do trabalho. Além de fornecer dados que os tomadores de decisão possam promover ações mais assertivas, o projeto visa empoderar a população por meio da ciência cidadã e a qualificação de moradores de três comunidades locais para o uso dos equipamentos de medição, a fim de dar continuidade com o monitoramento dos rios.

As iniciativas são um desdobramento do Projeto Expedição Pantanal que, em 2011, percorreu a região, mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia, além de outras necessidades mais punjetes da área.

O Pantanal, situado no coração da América do Sul,  é a maior planície alagável do mundo e habitat natural de cerca de 4,7 mil espécies de plantas e animais e lar das maiores concentrações de onças-pintadas, araras-azuis e ariranhas do mundo. Quase 80% do bioma está no território brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

O Projeto Toyota Área de Proteção Ambiental dos Corais foi idealizado com o propósito de resguardar os recifes de corais, as áreas de manguezais e toda a fauna e  flora da região dos 12 municípios envolvidos em Alagoas e Pernambuco. A iniciativa, apoiada pela Fundação Toyota do Brasil,  conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação S.O.S Mata Atlântica.

Dentre os resultados mais expressivos atribuídos ao trabalho do APA dos Corais na última década, está a reintrodução de 18 peixes-boi marinhos, mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, à natureza e a criação de 8 zonas de preservação (existem, ainda, outras 7 em fase de implementação). Durante os 11 anos de atuação, o APACC já alcançou mais de 68 mil pessoas em ações de conscientização nos municípios em que atua, sobre o uso ordenado da região.  Além disso, mais de 100 pesquisas científicas já foram realizadas com o apoio do Projeto.

A APA Costa dos Corais foi criada por Decreto Federal em 23 de outubro de 1997. É uma das regiões mais belas do nosso país e possui mais de 406 mil hectares de área protegida que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo.

Fundo de Perpetuidade

Uma das prioridades do projeto é a criação e manutenção de um fundo de investimento para garantir a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA. Durante 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil fez aportes anuais para garantir o crescimento constante dos recursos do fundo.

Gestão Ambiental

Ao apoiar e investir em projetos e organizações já existentes que atuam na gestão ambiental da Costa dos Corais, a Fundação Toyota do Brasil ajuda a assegurar a integridade da região.

A organização apoia atividades como proteção, gestão socioambiental, pesquisa, monitoramento e biodiversidade.

Plano de Manejo

Outra importante ação do projeto é a implementação do Plano de Manejo da APA Costa dos Corais pelo ICMBio. Até 2022, dois planos já foram aprovados e executados.

A parceria com a Fundação auxilia em questões de logística (manutenção de bases operacionais, veículos, equipamentos de fiscalização e barcos), de educação ambiental (estímulo à produção de pesquisas científicas) e de engajamento da comunidade para a proteção da área (preparação e engajamento de representantes locais como agentes ambientais remunerados e estruturação do turismo de baixo impacto).

Projeto Águas da Mantiqueira

O Projeto Águas da Mantiqueira foi criado em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (FUNDEPAG) em 2017. A iniciativa visa a conservação da biodiversidade, planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável dos municípios da Serra da Mantiqueira.

Desde 2017, pesquisadores realizaram um diagnóstico dos remanescentes da Mata Atlântica – distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP) – que são essenciais à manutenção dos recursos hídricos. Além disso, verificaram a influência na sustentabilidade das áreas rurais e urbanas com estudos em biodiversidade, agricultura, educação, resíduos sólidos e o turismo.

Com este resultado, a pesquisa determina o planejamento territorial da região – respeitando as características ecológicas das áreas naturais do município, fundamental para definir as diretrizes de desenvolvimento socioeconômico e garantir a conservação da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da cordilheira.

A partir de 2019, as 51 bacias da cidade mineira de Sapucaí-Mirim começaram a ser diagnosticadas. A terceira etapa do projeto deve acontecer em Gonçalves (MG) a partir de 2021.

A Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é uma das maiores províncias de água mineral do mundo. Possui aproximadamente 500 km de extensão e passa por municípios de três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2013, a Revista Science a reconheceu como o 8º ecossistema mais importante do mundo.

As florestas, campos naturais e a fauna de espécies da Mata Atlântica estão distribuídas no relevo da cordilheira, permitindo a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta! São essas características que conferem à região uma função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de cinco milhões de pessoas.

Mantiqueira é um termo de origem Tupi-Guarani: “Amantikir”. “Amana” significa chuva e “tiqueira” significa gotejar. Era conhecida pelos indígenas que habitavam a região como Montanha que chora ou Serra que chora por conta da grande quantidade de cachoeiras.

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul, idealizado pela bióloga Neiva Guedes em 1989, busca promover a conservação das araras-azuis e da biodiversidade do Pantanal. Desde o começo, a iniciativa já contava com o apoio da Toyota e, a partir de 2009, passou a ser patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil.

Dentre as principais atividades do Projeto estão o monitoramento de ninhos e de filhotes de araras-azuis, o manejo de ninhos naturais e artificiais e ações voltadas para a educação ambiental. Além disso, a iniciativa também organiza workshops sobre conservação e cidadania, geração de renda para a população local e conscientização para o turismo sustentável.

Devido aos esforços realizados, houve um aumento considerável na população de araras-azuis no Pantanal Mato-grossense. No entanto, por se tratar de um animal sensível às intempéries naturais e provocadas pelo homem, o trabalho deve ser contínuo e perene a fim de amenizar os possíveis impactos.

O Instituto Arara Azul, responsável pelo Projeto, também realiza outras atividades e pesquisas. Um deles é o projeto Aves Urbanas, que visa conservar as araras-canindé e outras aves que se reproduzem em cavidades de árvores presentes na área urbana.

Para o Projeto, conservar as araras-azuis e o ambiente em que ela vive e se reproduz vai além do cuidado com esta espécie. Representa, também, ganhos expressivos para toda a biodiversidade do ecossistema em que vivem

Lembre-se: a comercialização, maus-tratos e o tráfico de animais silvestres é proibido por lei. Uma forma de não incentivar essa prática é não comprar! E, caso se depare com situações como as descritas anteriormente, denuncie imediatamente ao Ibama (0800-61-8080).