APA Costa dos Corais completa 15 anos

23.10.12

A APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais completa hoje, 23 de outubro, 15 anos de sua fundação. Localizada entre os municípios de Tamandaré (PE) e Paripueira (AL), a área, que possui 135 km de costa, é considerada a maior Unidade de Conservação Federal Marinha em extensão e a primeira a incluir recifes costeiros no país. Ao todo, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais abrange cerca 413.563 hectares da costa do nordeste brasileiro. Desde o ano passado, a unidade de conservação conta com a parceria da Fundação Toyota do Brasil, que por meio do Projeto Toyota APA Costa dos Corais, visa a conservação e sustentabilidade da área, com apoio às iniciativas locais, ações de monitoramento e fiscalização ambiental.

Durante esses 15 anos, a APA tem concentrado esforços para garantir a proteção dos recifes de corais e arenitos, bem como a fauna e flora associadas, com ações que impeçam o uso desordenado dos recursos naturais. Exemplo disso foi a criação de uma área fechada (reserva marinha) na cidade de Tamandaré (PE), onde atividades de pesca e turismo são proibidas. Em 13 anos de isolamento, a área já apresenta resultados surpreendentes na conservação dos corais e na reprodução dos peixes, garantindo benefícios diretos para a pesca e o turismo da cidade.

Com o início do Projeto Toyota APA Costa dos Corais em 2011, já é possível constatar bons resultados de ações promovidas pela iniciativa, como o apoio às reuniões de capacitação do conselho gestor e o financiamento de melhorias na sede da APA com itens e equipamentos que possibilitam mais qualidade e o aumento das atividades de fiscalização.
Todas as ações implementadas pelo projeto possuem alinhamento estratégico com o objetivo de incentivar a prática do ecoturismo de forma sustentável, que permita a manutenção e conservação do patrimônio natural e cultural.

Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, também foi possível estabelecer parceiras com quatro organizações não governamentais que desenvolvem atividades complementares na APA de forma a preservar a diversidade biológica, promover educação ambiental e garantir o desenvolvimento do turismo sustentável de base comunitária, como a parceria com o Instituto Recifes Costeiros (Ircos), que realiza o monitoramento e controle da área fechada em Tamandaré, com o objetivo de eliminar a pesca e turismo ilegais, além de contribuir para a comunidade científica, pois já publicou resultados de pesquisas em diferentes jornais especializados nacionais e internacionais.

Também é importante citar as parcerias com o Instituto BiomaBrasil, Associação Peixe-boi Marinho e Cooperativa Náutica Ambiental, que vêm realizando capacitações de professores e gestores municipais, regularizando passeios de observação dos peixes-boi, ordenando o turismo marinho de contemplação em áreas permitidas e promovendo a qualificação e formação de profissionais das comunidades locais.

Além dessas atividades, o principal diferencial do projeto Toyota APA Costa dos Corais consiste na criação de um fundo de perpetuidade, que garantirá a proteção, gestão e sustentabilidade perenes das áreas protegidas. Durante os próximos 10 anos a Fundação Toyota fará aportes anuais para garantir o crescimento constante dos recursos do fundo.

“A Fundação Toyota do Brasil considera o projeto uma iniciativa inovadora, que une diferentes públicos em prol da proteção e conservação da área. Mais do que apresentar ações imediatas, o projeto objetiva, por meio do fundo de perpetuidade, a continuidade das atividades ao longo dos anos, garantindo resultados consistentes”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Sobre o Projeto APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação do habitat e dos ecossistemas associados ao peixe-boi marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco, e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propicia ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas.

Para completar as ações com foco na preservação, o projeto também trata de questões socioeconômicas, como o ordenamento do turismo de baixo impacto, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.