Exposição “O Pantanal é aqui” vai até 29 de setembro em Campo Grande

18.09.13

Moradores de Campo Grande (MS) e turistas que visitam a cidade têm pouco mais de 10 dias para visitar a exposição “O Pantanal é aqui”, no Shopping Norte Sul Plaza. Realizada pelo Instituto SOS Pantanal com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, a mostra ficará aberta até o dia 29 de setembro. O objetivo é divulgar ações sustentáveis de uma forma interativa, utilizando arte, cultura e as iniciativas concretas encontradas em propriedades, instituições de pesquisa, organizações não-governamentais e associações da região da Bacia do Alto Paraguai (BAP) e do Pantanal.

No local, o visitante tem contato com uma estrutura que reproduz a fórmula da água (H2O), com conteúdos informativos, audiovisuais, tecnológicos, imagens e jogos, proporcionando uma compreensão das ações e escolhas no dia-a-dia do uso de água, que possuem impacto direto na maior planície inundável do mundo, o Pantanal.

A ação é resultado da Expedição Pantanal, que também contou com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, e percorreu 10 rotas durante cinco meses com a meta de mapear as boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente, além de aproximar o Pantanal das demais regiões do País e suprir a necessidade de comunicar ações culturais, socioambientais e ecologicamente corretas realizadas pela população local.

Serviço – Exposição “O Pantanal é aqui”

Data: até 29 de setembro

Local: Shopping Norte Sul Plaza

Endereço: Avenida Ernesto Geisel, 2300 – Jockey Club – Campo Grande/MS

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3.000 aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.