No ano em que completa 15 anos, a organização chega em um dos principais biomas do país para contribuir com o preparo da comunidade local para a COP 30, que será realizada na região
São Paulo, 26 de abril de 2024 – Em abril, a Fundação Toyota do Brasil completou 15 anos de atuação. Desde a sua criação, a organização vem trabalhando ao lado de iniciativas que impactaram a vida de milhares de brasileiros diretamente, por meio de ações voltadas para qualificação profissional e educação, e indiretamente, ao contribuir para a preservação da fauna e da flora brasileiras. Ao todo, são 14 projetos apoiados e, este ano, a Fundação Toyota chega à Amazônia para, ao lado da instituição Projeto Saúde & Alegria (PSA), atuar em uma plataforma de formação para a comunidade local, expandindo, ainda mais, sua atuação na área educacional.
A iniciativa se chama Projeto Escola Floresta Ativa e receberá o maior aporte já realizado pela Fundação Toyota no que diz respeito a uma iniciativa voltada para educação. Serão oferecidos 13 cursos e oficinas relacionados ao desenvolvimento sustentável das comunidades e das florestas, com a expectativa de impactar diretamente cerca de 490 pessoas de Santarém e da comunidade indígena Tapajós-Arapiuns (PA). A grade é dividida em sete temáticas: empoderamento digital, formação técnica para manutenção de painéis solares, economia criativa, artesanato da floresta, gestão e proteção territorial e turismo de base comunitária. Com isso, as organizações buscam oferecer um ensino contextualizado, que faça sentido para as realidades na qual as novas gerações estão inseridas e qualifique a mão de obra local voltada para a economia verde.
Em 2025, a cidade de Belém sediará a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, e o objetivo é que, até lá, o Projeto Escola Floresta Ativa contribua para a preparação da população para atuar ativamente no evento, estimulando o desenvolvimento da economia local e deixando um legado de profissionais qualificados aptos a desempenhar outras funções para além da realização da Conferência.
Para Roberto Braun, presidente da Fundação Toyota, a chegada da organização na Amazônia neste momento é muito emblemática. “Temos uma atuação consistente e longeva em biomas relevantes no Brasil, como o Pantanal e a Mata Atlântica. Estar na Amazônia era um desejo antigo e poder concretizá-lo, neste momento, em que a questão climática vive um importante desafio e com demandas urgentes faz com que a nossa presença seja ainda mais relevante, pois a região necessita de mais atenção e apoio. Estamos muito contentes com o trabalho que iremos desenvolver ao lado do Projeto Saúde & Alegria, atuando em linha com a nossa proposta de contribuir com a mitigação dos impactos ambientais na região e a descarbonização”, explica.
Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde & Alegria, comenta que também está muito feliz com a parceria, que tem grande potencial de beneficiar as comunidades locais. “É um projeto pedagógico construído a partir das aldeias e comunidades, onde todos ensinam e aprendem, que valoriza os conhecimentos tradicionais ao mesmo tempo que facilita o acesso às tecnologias de ponta para estarem a serviço da ponta. E com foco principalmente na juventude, para que possam assumir a gestão de empreendimentos já existentes. A capacitação é um dos pilares para uma economia mais sustentável numa região ainda sob pressão de modelos econômicos que geram muitos impactos ambientais e pouco retorno social para as populações locais. Vida longa à Escola Floresta Ativa.”
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada há 15 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Atualmente, a Fundação apoia 14 projetos de norte a sul do país. Todos contribuem com pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais no site. Link
Sobre o Projeto Saúde & Alegria
O Projeto Saúde & Alegria (PSA) é uma iniciativa civil sem fins lucrativos que atua desde 1987 em comunidades da Amazônia brasileira com o objetivo de promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania das populações atendidas. Atualmente, o Projeto Saúde & Alegria atende a cerca de 30 mil moradores de comunidades rurais – sobretudo tradicionais, muitas das quais em situação de vulnerabilidade social – de Santarém, Belterra, Aveiro e Juruti, municípios localizados no oeste do estado do Pará. Link
![]() |
![]() |