Fundação Toyota do Brasil celebra o Dia do Meio Ambiente com campanha sobre Projeto Arara Azul

03.06.11

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Fundação Toyota do Brasil desenvolveu uma campanha que tem como mote o Projeto Arara Azul, apoiado pela montadora há 22 anos e que, a partir de 2008, passou a contar com o suporte da Fundação Toyota do Brasil.

O Projeto Arara Azul, com sede no Pantanal Sul-Mato-Grossense e cujo objetivo é preservar esta espécie nativa, reúne como principais atividades o monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos. Também há no projeto uma forte atividade de educação ambiental com a população local, que resulta em geração de renda de forma sustentável.

Atualmente, o Projeto Arara Azul monitora aproximadamente 3 mil aves que vivem em 364 ninhos localizados em fazendas da região. Antes do início do Projeto, a população das Araras Azuis na região se resumia a 1.500 aves, número que colocava a espécie na lista das ameaçadas de extinção.

A Fundação Toyota do Brasil suporta o Projeto Arara Azul por meio de apoio logístico, com a cessão de picapes Hilux 4×4, que permitem a locomoção dos biólogos entre as regiões de preservação que, em sua maioria, estão localizadas em terrenos inóspitos.

Mais sobre a Fundação Toyota

Estabelecida em 2008, a Fundação Toyota do Brasil tem como meta principal a preservação do meio ambiente. Além do apoio ao Projeto Arara Azul, a entidade se caracteriza pela sua forte atuação na Mata Atlântica, bioma que abrange 17 estados, concentra 70% da população do país e, hoje, tem apenas 8% do seu território original preservado.

A Fundação Toyota também realiza ações com foco socioambiental ambiental nas comunidades onde a Toyota possui suas unidades fabris – Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Entre as principais atividades estão o Projeto Ambientação e o Toyota Trilhas da Natureza.

O Projeto Ambientação dissemina práticas ambientais realizadas dentro das fábricas da Toyota, com a aplicação de medidas que estimulam o consumo consciente dos recursos naturais nas escolas da rede pública de Indaiatuba. Durante o programa, alunos e professores são encorajados a praticar medidas que resultam em redução na utilização de água e energia elétrica, reciclagem de lixo e gerenciamento de resíduos. A atividade é acompanhada por colaboradores da Toyota, e os envolvidos têm com meta anual a redução de 5% no consumo ou mais.

O Toyota Trilhas da Natureza consiste em despertar o interesse da população local para a preservação do meio ambiente, oferecendo diversas oficinas socioambientais, além de atrações culturais. Desde a sua criação, em 2009, o Toyota Trilhas da Natureza já realizou três edições em Guaíba, duas em São Bernardo do Campo e duas em Indaiatuba.

A próxima edição acontece dia 18 de junho, em Indaiatuba, e terá como atração principal a banda mineira Jota Quest.

Toyota e o meio ambiente

O respeito pelo meio ambiente é um dos principais pilares de sustentação da Toyota. Desde o planejamento de suas fábricas, a marca, em todo o mundo, realiza estudos sobre impacto ambiental e, a partir dos resultados obtidos, projeta suas unidades produtivas dentro de parâmetros que minimizem danos à fauna, à flora e à atmosfera.

O processo produtivo (Toyota Production System, ou, em português, Sistema Toyota de Produção, consolidado a partir da década de 40) também agrega ações que minimizam o impacto ambiental. Isso ocorre, principalmente, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, cujo principal objetivo é suplantar as exigências determinadas pela norma ISO 14001. Além disso, todos os colaboradores são estimulados a contribuir com sugestões que reduzam o consumo de insumos naturais, como parte da cultura de melhoria contínua (Kaizen) característica da Toyota.

As fábricas da Toyota do Brasil de São Bernardo do Campo (SP), onde se produz autopeças, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla, bem como o Centro de Distribuição de Guaíba (RS), são certificados pela norma ISO 14001.

A política de meio ambiente empregada pela Toyota também é disseminada em sua cadeia de fornecedores e na Rede de Concessionárias. Para os fornecedores, a montadora lançou, em junho de 2007, o Guia Ambiental de Compras, um manual que os orienta sobre como produzir seus produtos dentro de parâmetros ecologicamente responsáveis.

Na Rede de Concessionárias, a montadora aplica o programa Derap (Dealer Environmental Risk Audit Program), que significa, em português, Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores. O Derap estabelece metas e avalia as concessionárias da marca quanto à política ambiental da Toyota. Nessa avaliação, são considerados, entre outros, fatores como redução de consumo de energia, água e papel bem como armazenamento e descarte do óleo retirado dos veículos, nos processos regulares de troca.