Fundação Toyota do Brasil comemora 12 anos

Fundação | Releases | APA Costas dos Corais | Arara Azul | Expedição Pantanal | Mulheres na Conservação | ReTornar | STEM Brasil | Vou de Canoa | Águas da Mantiqueira
29.04.21

Projetos apoiados estão conectados aos ODSs e acontecem em diferentes regiões do país

A Fundação Toyota do Brasil está completando 12 anos de atuação em projetos que promovem a sustentabilidade, a educação e a cultura. Criada em 2009, a instituição tem como missão atuar de forma intensa e coordenada com o governo e com a sociedade para conservar o meio ambiente, formar cidadãos e promover a cultura e a cidadania. Atualmente, a Fundação realiza e apoia oito projetos, todos conectados e em alinhamento com ao menos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

São eles: Arara Azul, Toyota APA Costa dos Corais, Águas da Mantiqueira, Mulheres na Conservação, Expedição Pantanal, ReTornar, Vou de Canoa e o STEM. “Os resultados alcançados por estas iniciativas não ficam restritas ao momento em que vivemos, ao presente. Eles vão se estender e gerar impactos muito positivos também no futuro”, afirma Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota.

As causas humanitárias também fazem parte do escopo da instituição. Desde o início da pandemia, a Fundação Toyota vem promovendo ações para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Já foram doados cerca de 50 toneladas de alimentos, 30 mil frascos de álcool gel para o Governo do Estado de São Paulo e quatro Hilux adaptadas para ambulância para as cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz.

Ações que vão além das doações ganharam destaque durante a pandemia de COVID-19. Em Tamandaré-PE, por exemplo, área do projeto Toyota APA Costa do Corais, a confecção de mais de 20 mil máscaras laváveis por costureiras da região resultou na formalização de uma cooperativa de costureiras. Ainda nesta cidade, passado o primeiro período de isolamento, os pescadores voltaram ao mar e, para garantir segurança sanitária para o pescado, o Centro de Beneficiamento de peixes e frutos do mar da colônia de pescadores foi reformado e equipado, possibilitando a continuidade da produção e o escoamento com segurança para a população local. Tudo com o apoio da Fundação Toyota.

Já na Serra da Mantiqueira, o Projeto Águas da Mantiqueira atuou para a continuidade das atividades das escolas públicas de ensino fundamental de Santo Antônio do Pinhal (SP), Sapucaí-Mirim (MG) e Gonçalves (MG) de forma remota.

Conheça os projetos apoiados pela Fundação Toyota e seus resultados:

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul visa preservar as araras-azuis, aves nativas do Pantanal, e também promover a conservação da biodiversidade da região. Idealizado pela bióloga Neiva Guedes e patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2009, o projeto tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção. Ao todo, foram monitorados mais de 9,5 mil ninhos e 3 mil aves, além de registrado o nascimento de 747 filhotes de Arara Azul.

O Projeto Arara Azul está conectado a ODS 15 (Vida terrestre).

Toyota APA Costa dos Corais

Em 2011, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Governo Federal. O objetivo é a conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do Brasil -, bem como toda flora e fauna da região.

O projeto, além de criar um fundo para perpetuar a gestão da maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil (APACC), já conscientizou mais 67 mil pessoas de 12 municípios do litoral de Alagoas e Pernambuco sobre o uso ordenado da região, realizou mais de mil atendimentos a encalhes de espécies e reintroduziu 23 peixes-boi à natureza.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais está conectado ao ODS 14 (Vida na Água).

Programa Águas da Mantiqueira

No Sudeste, a entidade desenvolve o Programa Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira, uma das maiores províncias de água mineral do mundo.

Desenvolvido na cidade paulista de Santo Antônio do Pinhal e nas mineiras Sapucaí-Mirim e Gonçalves, o projeto já apoiou 87 linhas de pesquisas na região, inventariou 47 bacias hidrográficas e mapeou 2,3 mil quilômetros de cursos d’água.

O Águas da Mantiqueira está conectado ao ODS 6 (Água potável e Saneamento).

Vou de Canoa

Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental voltada para jovens de Niterói/ RJ, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. Em parceria com a SGA Niterói e a escola de surf Itaipu Surf Hoe, o Vou de Canoa alia cultura, esporte e educação e visa levar conhecimento a crianças e jovens, gerando valorização e identidade com o bioma onde vivem de forma simples e aplicável.

O Vou de Canoa está conectado ao ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

ReTornar

Em Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade. Nascido em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, em 2020 o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil.

No início deste ano, o ReTornar iniciou a operação do seu e-commerce – www.projetoretornar.com.br –, passando a comercializar os produtos diretamente para pessoas físicas, em todo o país. Para a produção dos itens vendidos na loja virtual, a Fundação Toyota apoia duas cooperativas de costureiras: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a ASCA – Associação Social Comunidade de Amor, em Sorocaba-SP, sendo que toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Desde o início do projeto, seis toneladas de resíduos já foram reutilizados e 77 mil brindes foram produzidos.

O projeto ReTornar está conectado ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Mulheres na Conservação

A Fundação Toyota também apoia o projeto Mulheres na Conservação, uma websérie que conta histórias de cinco pesquisadoras que se destacam pelos seus esforços voltados para a conservação do meio ambiente.

Liderada pela jornalista Paulina Chamorro e pelo fotógrafo João Marcos Rosa, a iniciativa já alcançou mais de 23 milhões de pessoas e está em sua segunda temporada. Os episódios podem ser assistidos pelo Facebook da Fundação Toyota do Brasil e pelos perfis no Instagram @fundacaotoyotadobrasil e no @mulheresnaconservacao.

O Mulheres na Conservação está conectado ao ODS 5 (Igualdade de Gênero).

Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal foi criado pelo Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal com o apoio da Fundação Toyota do Brasil em 2011 e percorreu todo o Pantanal, mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientou estratégias para a proteção deste ambiente e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultaram na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Em 2019, a SOS Pantanal com o apoio da Fundação Toyota realizou uma nova edição da iniciativa. A Expedição Pantanal 2019 documentou as oportunidades de eco negócios na região da Bacia do Alto Paraguai, assim como os projetos de conservação da biodiversidade, ressaltando suas importâncias para o desenvolvimento econômico sustentável do bioma pantaneiro.

O Expedição Pantanal contribui diretamente com o ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico).

STEM Brasil

Em parceria com a ONG Educando by Worldfund, a Fundação Toyota do Brasil amplia a aplicação do STEM Brasil apoiando o projeto em escolas públicas do Estado do Amazonas. A ação, que será realizada até 2022, vai beneficiar quase 14 mil alunos de 18 municípios amazonenses, incluindo Manaus, Barreirinha, Borba, entre outros. Além disso, 189 professores já iniciaram o processo de capacitação.

O Stem Brasil está conectado ao ODS 4 (Educação de Qualidade).

Além destes importantes projetos em andamento, outras ações já passaram pela Fundação Toyota do Brasil como o Ambientação, Dia das Crianças, Ecobike e Vitrine Cultural.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvem objetivos e metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), divididas em quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional.

Todos os projetos apoiados pela Fundação Toyota do Brasil contribuem com ao menos um ODS. Confira os principais ODSs que a Fundação Toyota tem atuado:

Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre