Fundação Toyota do Brasil promove evento sustentável em comemoração ao Dia das Crianças

18.10.12

Com foco em diversão, educação e sustentabilidade, a Fundação Toyota do Brasil realiza a 5ª edição do Parquinho Corolla para comemorar o Dia das Crianças. O evento, que é gratuito, acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 12h, no Parque Corolla, em Indaiatuba (SP) e traz uma programação bastante variada e com novidades para este ano, entre elas, o show do Grupo Triii, sucesso na programação infantil da TV Cultura.

Com o objetivo principal de promover a sustentabilidade, por meio da preservação ambiental e da formação de cidadãos, a Fundação Toyota do Brasil irá colocar as crianças em contato com os projetos que recebem seu apoio durante as atividades, brincadeiras e atrações programadas. “Pretendemos fortalecer o relacionamento com a comunidade local e passar a mensagem de preservação ambiental da forma mais divertida possível para despertarmos naturalmente a consciência ecológica em cada criança e seus familiares”, explica George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Com o tema “Um giro pelo Brasil”, o evento contemplará em sua programação show, apresentações teatrais, oficinas e atividades lúdicas como tobogãs infláveis gigantes, camas elásticas, pula-pula, futebol de sabão, joquempô gigante, peteca, streetball, entre outras. Todas as atividades serão desenvolvidas em 5 setores do evento, que correspondem às regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), demonstrando a abrangência nacional dos projetos apoiados pela Fundação Toyota.

“Entendemos que é importante trazer para perto das famílias as iniciativas que apoiamos e criar oportunidades diferenciadas para que a comunidade possa compreender nossos objetivos, gerando atitudes que auxiliam na preservação do meio ambiente e na construção de uma sociedade mais responsável”, comenta Costa e Silva.

Os setores do Parquinho Corolla

Para criar um ambiente alegre e favorável à educação ambiental, as atividades relacionadas aos projetos da Fundação Toyota serão divididas por faixa etária e setor, com distribuição de brindes, pipoca doce e salgada.

– Região Sul
Nesse setor a Fundação Toyota apresentará o Projeto Vitrine Cultural, realizado em Guaíba (RS), que visa incentivar o desenvolvimento turístico e cultural da região. No local acontecerá também a Oficina Eco Circo, com a proposta de educar e sensibilizar as crianças para questões ambientais, ensinando o reaproveitamento de materiais na construção de equipamentos usados durante as apresentações.

– Região Sudeste
Nesse espaço, os participantes receberão informações sobre o Projeto Ambientação, que visa a redução dos impactos ambientais e é realizado com estudantes da rede municipal de ensino de Indaiatuba (SP), comunidade e organizações locais. Nesse setor será realizada também a atração mais esperada e popular do evento: o show do Grupo Triii, “Histórias Cantadas”. O Grupo é um sucesso no universo infantil e está presente na programação da TV Cultura. Para completar as atividades, o público poderá se divertir na Oficina de Ioiô, direcionada para crianças de 8 a 12 anos, na qual cada participante confeccionará seu ioiô ecológico utilizando folhas de jornal, papel celofane, barbante e elástico, estimulando o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade.

– Região Centro-Oeste
A principal atração da Região Centro-Oeste, espaço recreativo “Pantanal”, será a parede de escalada do Projeto Arara Azul.  As crianças de 8 a 12 anos poderão encontrar informações sobre a iniciativa, cujos objetivos principais são preservar a arara-azul e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal. Além disso, serão desenvolvidas atividades recreativas, competitivas e cooperativas como brincadeiras da cultura ribeirinha, rouba bandeira, cabo de guerra, queimada, corrida de saco, corrida da batata na colher e o tradicional futebol de areia.

– Região Norte
Na Região Norte, a Fundação Toyota apresentará informações sobre a ISO 14000, uma norma reconhecida no mundo todo que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental efetivo, equilibrando a relação entre rentabilidade e redução dos impactos ambientais nas atividades empresariais. Voltado para crianças de 5 a 7 anos, o espaço terá diversas brincadeiras como cama elástica, pula-pula jacaré, futebol de sabão e touro mecânico, além de atividades folclóricas.

– Região Nordeste
A Região Nordeste, para crianças de 1 a 4 anos, foi nomeada espaço recreativo “Peixinho-Boi”, com piscina de bolinhas, balão pula-pula castelinho, gangorra dinossauro, além de jogos pedagógicos e pintura facial.  Neste espaço também será apresentado o Teatro “Costa dos Corais”, uma peça informativa que, por meio dos animais em extinção, conta como o Projeto Toyota APA Costa dos Corais tem ajudado na preservação.

Parquinho Corolla
Data: 21 de outubro, das 9h às 12h
Local: Parque Corolla (Entre as Ruas Irineu Rocha e Martinho Lutero, Jardim Morada do Sol, Indaiatuba)
Entrada Grátis

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br