Projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2008, completa dez anos em 2011. Os objetivos da atividade são promover o diálogo entre a escola e a comunidade, contribuir para que a memória local seja referência na prática pedagógica e social das escolas e desenvolver o conceito de cidadania nos participantes do projeto. Além disso, a dinâmica da pesquisa incentiva a leitura, escrita, organização e inclusão digital.
No total destes dez anos de Memória Local na Escola, mais de 29 mil alunos já participaram do projeto. E, nos quatro anos de parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa, foram beneficiados mais de 7.300 alunos, 449 escolas e cerca de 500 professores, o que equivale a mais de 50% das escolas participantes do projeto.
Em 2011, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, a iniciativa está sendo desenvolvida nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Guaíba (RS), com a participação direta de 162 escolas, mais de 5.300 alunos e 276 professores e coordenadores pedagógicos.
“O trabalho em conjunto entre a Fundação Toyota do Brasil, o Museu da Pessoa, as Secretarias Municipais de Educação dos Municípios participantes, o Ministério da Cultura e o Instituto Avisa lá torna possível o resgate da cultura das cidades, criando identidade para cada cidadão. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto Memória Local na Escola nestes quatro anos que participamos e esperamos que esta importante iniciativa beneficie cada vez mais pessoas”, conclui George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
Projeto Memória Local na Escola
Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e agora também em Sorocaba (SP).
Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.
Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.
Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!