Projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, completa dez anos

22.09.11

Projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2008, completa dez anos em 2011. Os objetivos da atividade são promover o diálogo entre a escola e a comunidade, contribuir para que a memória local seja referência na prática pedagógica e social das escolas e desenvolver o conceito de cidadania nos participantes do projeto. Além disso, a dinâmica da pesquisa incentiva a leitura, escrita, organização e inclusão digital.

No total destes dez anos de Memória Local na Escola, mais de 29 mil alunos já participaram do projeto. E, nos quatro anos de parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa, foram beneficiados mais de 7.300 alunos, 449 escolas e cerca de 500 professores, o que equivale a mais de 50% das escolas participantes do projeto.

Em 2011, com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, a iniciativa está sendo desenvolvida nos municípios de São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP) e Guaíba (RS), com a participação direta de 162 escolas, mais de 5.300 alunos e 276 professores e coordenadores pedagógicos.

“O trabalho em conjunto entre a Fundação Toyota do Brasil, o Museu da Pessoa, as Secretarias Municipais de Educação dos Municípios participantes, o Ministério da Cultura e o Instituto Avisa lá torna possível o resgate da cultura das cidades, criando identidade para cada cidadão. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto Memória Local na Escola nestes quatro anos que participamos e esperamos que esta importante iniciativa beneficie cada vez mais pessoas”, conclui George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e agora também em Sorocaba (SP).

Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.