Ação ambiental ganha reforço com parceria entre municípios da Serra da Mantiqueira

Releases
19.10.18

O projeto Águas da Mantiqueira ganhou um reforço para a conservação ambiental e sustentabilidade da região no início de outubro. A ADITM – Associação de Desenvolvimento Integrado do Território da Mantiqueira – assinou um protocolo de intenções apoiando ações de planejamento territorial e conservação da biodiversidade, hoje, realizadas em Santo Antônio do Pinhal (SP). O acordo, que foi firmado na cidade mineira de Gonçalves entre os prefeitos de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Júnior; de Sapucaí-Mirim, Jefferson Rennó; de Gonçalves, Luiz Rosa e da presidente da ADITM, Daniela de Cássio Santos, incentiva ainda a realização do projeto em outros municípios e a implementação de algumas das diretrizes do projeto para a sustentabilidade.

Com a parceria, o projeto ganha fortalecimento institucional como modelo de política pública para toda a Mantiqueira. Nas próximas fases, a pesquisa será expandida para Sapucaí-Mirim (MG) e Gonçalves (MG), municípios que fazem parte das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Estadual Sapucaí-Mirim e Estadual Fernão Dias, respectivamente. Em paralelo, a equipe do projeto auxilia a implementação das diretrizes do projeto junto às Secretarias Municipais em Santo Antônio do Pinhal.

“Essa parceria estimula a criação de políticas públicas não somente para os municípios nos quais serão realizadas as pesquisas, mas para a região como um todo. A Serra da Mantiqueira é um importante remanescente de Mata Atlântica e sua conservação é estratégica para a manutenção dos serviços ambientais para o sudeste, em especial, o fornecimento de recursos hídricos. Os resultados dos diagnósticos serão divulgados para todos municípios associados à ADITM, com o objetivo de compartilhar boas práticas e gerar engajamento”, afirma Thaís Guedes, coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil.

A realização da pesquisa nos três municípios citados faz parte de uma estratégia da iniciativa, que surgiu em 2017, e se dá pela necessidade da obtenção de variabilidade genética vegetal. Ou seja, é necessária uma quantidade grande de espécies diferentes para garantir condições adequadas para projetos de restauração ecológica, base da sustentabilidade dos serviços ambientais, principalmente a água.

”A vegetação natural é a perfeita embalagem para a água. As nascentes de rios importantes da Mantiqueira que abastecem o sistema Cantareira e formam o rio Piracicaba, por exemplo, estão localizadas em Sapucaí-Mirim, onde não há a quantidade de indivíduos ideal para procedimentos de base científica. Assim, a natureza indica a necessidade de uma parceria de municípios vizinhos entre eles Santo Antônio do Pinhal e Gonçalves”, explica José Roberto Manna, coordenador técnico de campo do projeto.

Tal como aconteceu na primeira fase do projeto na cidade pinhalense, serão realizados em Sapucaí-Mirim (MG) e Gonçalves (MG) levantamentos em biodiversidade, infraestrutura, caracterização socioeconômica, uso e ocupação do solo, legislação, entre outros, com o objetivo de formular diretrizes de desenvolvimento sustentável compatíveis com a região por meio de atividades econômicas como agricultura orgânica e turismo pautado em patrimônios naturais e culturais.

O projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), tem como principal objetivo promover a conservação da biodiversidade por meio do uso planejado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira, uma das maiores fontes de água mineral do mundo, abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Santo Antônio do Pinhal, a pioneira

A ação realizada em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, resultou em um estudo entregue ao poder público no fim de agosto. Após 15 meses de trabalho de 30 pesquisadores, foram avaliadas características de cada uma das 10 bacias hidrográficas da região, sua flora, fauna, construções em áreas urbanas e rurais, situação de esgotamento sanitário, educação, entre outros temas.

Essas informações serão utilizadas como base para tomadas de decisão e criação de políticas públicas para o município. Graças ao projeto, Santo Antônio do Pinhal foi uma das primeiras cidades a estruturar as Metas de Conservação da Biodiversidade estabelecidas pela ONU dentro do período acordado na COP 10, realizada em Nagoya, Japão.

Além disso, os dados gerados pelo projeto estão em consonância com as diretrizes para a elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) do município, sendo considerado referência na oficina para construção participativa do ZEE do Estado de São Paulo, realizada pela Secretária Estadual de Meio Ambiente no mês de setembro, em Taubaté.

A Serra da Mantiqueira faz parte do bioma da Mata Atlântica, o 8º mais rico do mundo e que é responsável por abastecer cerca de 14 milhões de pessoas diariamente com recursos hídricos.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a nova instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social que estavam em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de quase três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1500 aves e hoje, com o apoio da entidade estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o Projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira com um dos maiores estoques de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Sobre a Fundepag

A Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, estabelecida em 1978 por grupos empresariais, representantes da agropecuária, da indústria, do comércio e das finanças. A entidade tem como objetivo viabilizar projetos de pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!