Crianças e jovens de cidade paulista dão exemplo de economia de água

24.09.14

Alunos da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em Indaiatuba, interior de São Paulo, aprenderam a importância da economia de recursos naturais, em um período de falta de chuvas, principalmente, na região Sudeste. Os estudantes e representantes do ensino público descobriram o desperdício de água em uma válvula de descarga do banheiro masculino, que ficava ligada 24 horas por dia, todos os dias.

Mudança de comportamento, percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil. Por meio da metodologia exclusiva da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação identifica problemas no consumo de água e energia das escolas públicas, oferecendo soluções sustentáveis. No caso da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, a solução encontrada foi fechar a válvula no período noturno e a instalação de um equipamento de acionamento manual, o que resultou em uma considerável economia de água para a unidade.

Realizado em Indaiatuba há cinco anos, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores e moradores do entorno das escolas. Neste período, cada uma das 46 escolas públicas beneficiadas reduziu em média 20% o consumo de energia e 30% o de água. E, em todas, foi implementado o gerenciamento de resíduos.

“O Ambientação, antes restrito a Indaiatuba e hoje também realizado em Guaíba e Sorocaba, cidades em que a Toyota possui unidades industriais, torna crianças e jovens agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada cidadão e, consequentemente, colaborando com ações efetivas, focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos”, explica George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Mais exemplos

Os resultados positivos em Indaiatuba motivaram a disseminação do projeto Ambientação em Sorocaba (SP) e Guaíba (RS). Na segunda edição realizada na cidade gaúcha, cada escola reduziu, em média, cerca de 9% do consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo, com 34% de economia.

Neste ano, Sorocaba também receberá o Ambientação pela segunda vez. Jovens da Pastoral do Menor e os assistidos pelo Programa Jovens Brasileiros, em Ação da Polícia Militar de Sorocaba, terão o desafio de reduzir, até novembro, em 5% o consumo de água e energia das unidades onde atuam, além de implantar em 100% o gerenciamento de resíduos.