Edital da APA Costa dos Corais divulga resultados

Releases | Sustentabilidade | APA Costas dos Corais
31.03.23

Três projetos terão apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil selecionaram as três iniciativas que receberão apoio para atuar na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, localizada entre os estados de Pernambuco e Alagoas. Os projetos terão início neste ano, com possibilidade de renovação até 2026.

Das 16 propostas recebidas, 11 apresentaram toda a documentação exigida e puderam ser avaliadas. Os critérios utilizados para a seleção foram:
• Inovação;
• Alcance e comunicação com stakeholders;
• Qualidade dos indicadores;
• Capacidade de sustentabilidade do projeto;
• Replicabilidade;
• Capacidade de produzir resultados no horizonte de 3 anos.

Além disso, também foram avaliadas a qualidade e organização da proposta, bem como o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Considerando todos estes fatores, foram selecionadas as seguintes iniciativas:
Projeto BIOTAMAR – Instituto Biota de Conservação
Promove a conservação da fauna marinha na APA Costa dos Corais por meio da realização do monitoramento de praias para registro de atividades reprodutivas e encalhes de animais marinhos na porção sul da APA. Fortalece a participação comunitária no registro de animais marinhos e objetiva também ampliar o banco de dados da APA para subsidiar a estratégias de conservação.

Detecção Precoce e Resposta Rápida de espécies invasoras na APA Costa dos Corais – Projeto Conservação Recifal (PCR)
Implementa medidas de prevenção e controle a fim de reduzir o impacto da possível chegada de espécies invasoras na APA Costa dos Corais, especialmente o Coral-sol e o Peixe-leão, que já foram registrados nas águas do nordeste do Brasil.

Jangadas Conectadas – realidade aumenta para o turismo de base comunitária da Rota Ecológica – Instituto BiomaBrasil
Cria uma interface de realidade aumentada disponibilizada em jangadas de passeio, receptivos e pousadas, para potencializar a experiência do turismo de base comunitária na Rota Ecológica. Além disso, permitirá a implementação de um programa permanente de educação ambiental e divulgação científica.

Cada projeto receberá até R$ 45 mil para sua implementação.

Histórico
Maior Unidade de Conservação costeiro-marinha do país, a APA Costa dos Corais foi criada em 1997 para proteger os recifes de corais e manguezais (habitat do peixe-boi-marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do Brasil), bem como promover a cultura local.

A SOS Mata Atlântica e a Fundação Toyota do Brasil são parceiras desde 2011 no apoio à APA, propondo uma cooperação entre agentes públicos e privados para auxiliar as atividades do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, gestor da APA) e das diversas Organizações da Sociedade Civil que atuam na região.

“Desde o início da parceria para apoio à APA Costa dos Corais, procuramos estimular projetos de outras Organizações da Sociedade Civil que também contribuem para o atendimento dos objetivos dessa Unidade de Conservação. Nesses últimos doze anos, tivemos ótimos parceiros na implementação da APA e acreditamos que esse edital continuará potencializando os resultados socioambientais na região”, declara Diego Igawa, coordenador da causa de Áreas Protegidas da SOS Mata Atlântica.

Para mais informações, acesse www.sosma.org.br e www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.