Entre na onda do consumo consciente

Releases
22.08.17
  • Modelo de gestão japonês é exemplo em economia e vai ser aplicado durante oficina no principal evento de sustentabilidade do Brasil;
  • Evento gratuito acontece nesta sexta-feira, dia 25. Não perca!

Economia e sustentabilidade têm sido palavras de ordem nos últimos tempos. E, por isso, combustível, cartão de crédito, conta de energia e de água são exemplos de algumas contas do dia a dia que merecem uma atenção especial do brasileiro. Um método industrial japonês pode ajudar você a fazer a economia que precisa e onde precisa. O projeto Ambientação, realizado pelo Fundação Toyota do Brasil, adaptou uma ferramenta criada pela montadora Toyota para ser aplicada no cotidiano, solucionando problemas em qualquer área de forma sustentável.

Para fazer uma economia, basta adotar quatro passos simples e entrar na onda do consumo sustentável, contribuindo com o meio ambiente, com as suas finanças e até mesmo na gestão da sua vida pessoal e profissional. Confira no infográfico abaixo:

1) No primeiro momento, com a sua conta de água em mãos, verifique seu consumo e o quanto você pode economizar.
2) No segundo passo, identifique quais pontos ou cômodos da casa que utilizam mais água, bem como horários, atividades realizadas no local e quem está envolvido.
3) Na terceira etapa, estabeleça uma meta com todos os moradores e um prazo para cumpri-la. Por exemplo, uma redução do consumo de água em 15% em um prazo de três meses para cumprir o objetivo.
4) Na última etapa, você deve estabelecer as principais soluções para o problema, reagrupar por ordem de importância e coloca-las em prática. Diminuir tempo no banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes, acumular roupas e louças para lavagens únicas, são alguns exemplos de como você pode contribuir com a sua conta e consumo menores. Ainda nessa fase, a cada mês monitore os resultados e processos antes mesmo que o prazo não tenha acabado. Isso permite que você possa estabelecer contramedidas, caso os resultados não sejam tão positivos quanto você espera.

Os interessados em saber mais sobre a metodologia podem se inscrever na oficina gratuita promovida pela Fundação Toyota do Brasil no dia 25 de agosto (sexta-feira) na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe e preencher o cadastro. As inscrições são limitadas.

No evento, os participantes conhecerão o conceito do Toyota Business Practices (TBP) e também terão acesso a alguns cases de sucesso do Projeto Ambientação, que recentemente promoveram a educação e economia em questões como o consumo consciente de água e energia elétrica e o gerenciamento de resíduos dentro de prédios públicos em cidades do estado de São Paulo.

Serviço

Virada Sustentável de São Paulo
Fundação Toyota apresenta Oficina “Projeto Ambientação”
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 14h00
Local: UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) – Auditório 2 ( Av. Quarto Centenário, 1268 – portão 7 – São Paulo – SP
Endereço para cadastro: fundacaotoyotadobrasil.org.br/participe ou use o QR Code abaixo para acessar a página de inscrições. As Inscrições são limitadas.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.

Para mais informações, acesse: https://www.viradasustentavel.org.br/

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!