Escolas municipais de cidade gaúcha reduzem em até 49% o consumo de recursos naturais após projeto com a Fundação Toyota do Brasil

13.01.14

Alunos de 23 escolas da rede municipal de Guaíba, no Rio Grande do Sul, apresentaram em dezembro os resultados da primeira edição do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil. A metodologia exclusiva da Toyota, usada para identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis, orientou 10.000 participantes da comunidade escolar da rede municipal de ensino, que reduziram em 49% o consumo de água e em 9% o de energia. Os estudantes do ensino infantil e fundamental também foram auxiliados na implantação do gerenciamento de resíduos, com a meta de alcançar 100% do controle diário, por meio de campanhas de conscientização.

Além de proporcionar uma compreensão mais ampla do objeto de estudo, desenvolver e ampliar a consciência ambiental, o projeto rendeu uma economia para os cofres públicos da cidade, beneficiando toda a comunidade, conforme o objetivo do programa.

“Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes um conhecimento integrado sobre o homem como parte do meio ambiente e como agente de mudanças por meio de atitudes sustentáveis. As consequências são os resultados positivos que temos visto nas comunidades”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

A avaliação dos trabalhos foi realizada no auditório da Prefeitura de Guaíba e contou com júri composto por representantes da, Companhia Estadual da Energia Elétrica, Companhia Riograndense de Saneamento, Associação de Amigos do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Prefeitura de Guaíba, Toyota e Fundação Toyota do Brasil. Durante a cerimônia de encerramento, diretores, coordenadores e professores das unidades participantes que atingiram as metas receberam um certificado de escola sustentável nos temas água, energia e resíduos.

Sobre o projeto Ambientação

Desde 2008, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), promove o projeto Ambientação, que tem foco na preservação do meio ambiente. Inicialmente, era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. Em cinco anos, o público-alvo foi ampliado e a ação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e comunidades.

O projeto consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota, utilizando a metodologia TBP. A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as suas unidades. Entre as ações estão reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.

Em 2013, o projeto foi estendido para mais duas cidades onde a Toyota possui unidades: Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), com o objetivo de ampliar a consciência ambiental na sociedade.