Estande da Toyota no Festival do Japão terá espaço dedicado à Fundação Toyota do Brasil

12.07.12

A Toyota do Brasil, em parceria com o banco Toyota, patrocina a 15ª edição do Festival do Japão, o maior evento de cultura japonesa da América Latina, que acontece nos dias 13,14 e 15 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes. Esse ano, o tema é “Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade” e a Toyota dedicará um espaço especial dentro de seu estande para apresentar as atividades que estão sendo realizadas pela Fundação Toyota do Brasil.

Os visitantes serão surpreendidos por belas imagens da natureza captadas nas áreas onde acontecem os projetos Arara Azul, Expedição Pantanal, Toyota APA Costa dos Corais e Trilhas Culturais, além de conhecerem mais sobre essas e outras iniciativas da Fundação Toyota por meio de informações dispostas no estande e pelo acesso aowebsite da Fundação em uma tela touch-screen disponível no local.

A área reservada à Fundação ainda destacará a EXPedita, nome que recebeu a Hilux usada pela equipe da Expedição Pantanal, que desvendou a região e mapeou as melhores práticas realizadas pelas comunidades que lá vivem. E, seguindo o conceito ecológico do estande, a Toyota exibirá o Prius, veículo híbrido referência no mundo, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas e que, em breve, será comercializado no Brasil.

“Consideramos o tema escolhido para essa edição do Festival do Japão muito propício para mostrar um pouco do que a Toyota e a Fundação Toyota vêm fazendo para reduzir o consumo de recursos naturais e preservar o meio ambiente”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

O estande da Toyota possuirá ao todo 240m2, onde os visitantes do Festival poderão, além das atrações citadas, apreciarem a exposição de um Corolla, conhecerem mais sobre o conceito Ecofactory, que norteou a construção da nova fábrica de Sorocaba, e realizarem o cadastro para receber informações sobre o novo compacto da Toyota, o Etios, que será lançado no País ainda esse ano.

Festival do Japão

Realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), a entidade reúne as 47 associações de províncias japonesas com sede no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e também auxiliar entidades e projetos assistenciais.

15º Festival do Japão
Data:
13 a 15 de julho (sexta a domingo)
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo
Horários: dia 13 (12h às 21h), dia 14 (10h às 21h) e dia 15 (10h às 18h)
Entrada: R$ 10,00 (crianças até 8 anos e maiores de 65 anos não pagam)
Ônibus gratuito saindo a partir da estação Jabaquara do Metrô
Informações sobre o evento: www.festivaldojapao.com

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Projeto Toyota APA Costa dos Corais

O projeto Toyota APA Costa dos Corais é uma iniciativa que visa à conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, bem como toda flora e fauna da região. O projeto é realizado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

A APA Costa dos Corais abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga um dos ambientes recifais mais importantes do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e o peixe-boi-marinho.

O projeto Toyota APA Costa dos Corais tem como prioridades a criação de um fundo de investimento, que garantirá a perpetuidade no apoio à gestão, proteção e sustentabilidade da APA; o suporte e financiamento de atividades de organizações e comunidades locais que já atuam em prol da conservação da área, o que inclui o Plano de Manejo e o empoderamento da comunidade para que desenvolva atividades e negócios sustentáveis ligados à pesca e ao turismo responsável dentro da área de proteção ambiental.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br