Expedição Pantanal, patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, inicia quinta rota

28.09.11

A quinta etapa da Expedição Pantanal, projeto patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil que objetiva mapear as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia, encerra-se agora no dia 30 de setembro. Nesta etapa, a equipe de expedicionários visita a centenária comunidade Porto da Manga, situada às margens do rio Paraguai, com o objetivo de conhecer os projetos, assistências, parcerias e demais ações realizadas no local.

Atualmente, cerca de 40 famílias residem em Porto da Manga, cuja única atividade comercial é o turismo de pesca. No local, está sendo realizado um importante trabalho de desenvolvimento de um plano de manejo para o cultivo de iscas vivas, de forma totalmente sustentável, tornando-se referência em todo o Pantanal.

Na quarta etapa, finalizada na segunda quinzena de setembro, os expedicionários passaram por Bodoquena, Bonito e Nioque, com destaque para as ações relacionadas ao turismo ecológico em Bonito e ao reflorestamento promovido pelo Instituto das Águas de Bodoquena (IASB).

Em Bonito, as organizações locais junto às secretarias municipais estão realizando um importante trabalho de conscientização ambiental, com turistas, moradores e donos de propriedades.

Hoje, todos os setores do comércio turístico têm suas associações e representantes no Conselho Municipal de Turismo, com o objetivo de formular regras para o sistema de turismo em Bonito. Desta mobilização surgiu o Voucher Único, uma forma de controlar as atividades na região. Com o voucher, a Prefeitura tem acesso a informações como o descritivo do passeio, o guia responsável, o número de pessoas participantes e o valor cobrado pela visita, conseguindo gerir com mais eficiência esta questão.

Entre as ações desenvolvidas pelo IASB, destacam-se projetos de recuperação e manutenção da qualidade das águas, do solo e da vegetação das microbacias localizadas na Serra da Bodoquena.

Nesses 80 dias de expedição, a equipe vem coletando novas descobertas, novas histórias e bons trabalhos, que podem ser replicados para outros estados ou regiões do Brasil. “Está sendo uma experiência ótima, estou conhecendo novos lugares, pessoas diferentes e aprendendo muito, além de estar guiando uma grande picape. Durante as viagens, pude perceber que a Hilux é um veículo fantástico, no qual tenho total confiança e conforto. Em nenhum momento neste Pantanal fiquei com receio de dirigir. Com este belo projeto e apoio da Hilux, um veículo incrível, vejo bons resultados para todos”, afirma José Luis de Souza, motorista e responsável pelo apoio de campo da Expedição Pantanal.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.