Exposição na Grande Porto Alegre é opção cultural durante a Copa do Mundo

11.06.14

Com apoio da Fundação Toyota do Brasil, o espaço Vitrine Cultura expõe “Fábrica de Gaiteiros” em Guaíba

Como opção cultural aos visitantes de Porto Alegre (RS) durante a Copa do Mundo, o espaço Vitrine Cultural está apresentando durante todo o mês de junho a exposição “Fábrica de Gaiteiros”, criado pelo Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Situado em Guaíba, 30 quilômetros de Porto Alegre, uma das cidades sede do Mundial, o espaço tem apoio da Fundação Toyota do Brasil e a entrada é gratuita.

Os visitantes poderão conferir o processo de construção de uma gaita, que é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis e também alguns modelos do instrumento utilizados no projeto de Renato Borghetti, que busca formar musicalmente crianças e adolescentes e preservar a tradição musical por meio do tradicional instrumento gaúcho.

Instalado em uma área privilegiada do município, dentro do Sítio Histórico, cercado de bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE-RS), o Espaço Vitrine Cultural é aberto ao público e já recebeu mais de 90.000 visitantes desde sua inauguração, em 2012. O local recebe exposições, lançamentos de livros, oficinas e palestras e também é utilizado como palco para discussões e fóruns sobre educação, meio ambiente e cultura.

Outras opções turísticas

A cidade de Guaíba é banhada pelas águas do rio que leva o mesmo nome e está situada a 20 minutos de Porto Alegre indo de Catamarã, um passeio para comtemplar a bela paisagem da região. O desembarque acontece na Hidroviária que está localizada na parte central da cidade, sendo possível conhecer seus pontos turísticos mais importantes com uma caminhada.

Em frente à Hidroviária tem também uma excelente opção de turismo que é o passeio de Jardineira, um ônibus com a estética da época de 1920, que realiza um passeio de 50 minutos com saída de hora em hora passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Uma área ideal para relaxar e contemplar a paisagem única do horizonte de Guaíba é do alto do Mirante, que possui um visual belíssimo. Ao lado fica a imponente Escadaria 14 de Outubro, como alternativa para quem quiser seguir o passeio a pé.

Serviço – Entrada franca

Exposição
Local: Vitrine Cultural
Endereço: Rua Quatorze de Outubro, 313 – Guaíba/RS
Horário: Aberto todos os dias das 10h30 às 17h30
Mais informações: (51) 3403-1805

Sobre o projeto Vitrine Cultural

O Vitrine Cultural nasceu do restauro da “Casa do Juiz”, que serviu de residência para os primeiros juízes da Comarca da cidade, nas décadas de 1960 até 1990, para a instalação de um espaço aberto ao público que recebe uma série de exposições, lançamentos de livros, oficinas, palestras, entre outros. O objetivo do espaço é fomentar o desenvolvimento turístico e cultural da cidade, servindo de apoio aos visitantes como centro de informações turísticas da região.