Fundação Toyota do Brasil anuncia vencedores do projeto Ambientação no evento Trilhas Culturais

01.08.12

A Fundação Toyota do Brasil e o Ministério da Cultura, com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e da Toyota do Brasil, realizam pela primeira vez em Indaiatuba o projeto Toyota Trilhas Culturais, que acontece no sábado, 4 de agosto, das 9h30 às 22h, no Parque Ecológico de Indaiatuba.

O projeto é uma continuidade do Toyota Trilhas da Natureza, evento realizado desde 2009 e que reuniu mais de 235 mil pessoas e gerou milhares de empregos temporários nas cidades onde a Toyota possui unidades, como Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP).

Nessa nova fase, o projeto Toyota Trilhas Culturais apresenta uma atualização em suas atividades, mantendo o mesmo conceito já conhecido pelo público, mas reforçando suas ações no sentido de democratização da cultura por meio de atividades que ampliam o conhecimento sobre as artes, sem deixar de lado a o foco na conscientização ambiental.

Das 10h30 às 11h da manhã, o público presente também poderá acompanhar a premiação do projeto Ambientação, que tem foco na preservação dos recursos naturais e é realizado com alunos de 48 escolas da rede municipal de ensino de Indaiatuba. Serão premiadas três escolas de Educação Infantil nas categorias água, energia elétrica e gerenciamento de resíduos e três escolas de ensino fundamental nas mesmas categorias. Além das escolas, estarão presentes representantes da Secretária de Educação de Indaiatuba, da Fundação Toyota e da Toyota.

Durante o dia é esperada a participação de 23 mil pessoas, que poderão aproveitar a programação que inclui oficinas e jogos, teatro, exposição, apresentações de orquestra e bandas locais, sorteio de prêmios e o show de encerramento com Seu Jorge.

“No próximo sábado, a cidade de Indaiatuba receberá o Toyota Trilhas Culturais pela primeira vez e ainda será palco do encerramento e premiação do projeto Ambientação, que desde 2008, já reuniu mais de 240 mil participantes. Ambos são projetos abrangentes que cumprem a missão de disseminar para diversos públicos a conscientização ambiental, principal objetivo da Fundação Toyota, e ainda levam cultura e lazer para a população. Estamos muito satisfeitos com os resultados desses projetos e esperamos que as pessoas aproveitem o dia que preparamos especialmente para todos, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Neutralização de Carbono

Todo o carbono (CO2) emitido durante o evento é neutralizado. Em todas as etapas de produção, montagem e realização do evento, as emissões de carbono são mensuradas e, ao final das atividades, calcula-se a quantidade de árvores que deverão ser plantadas para que capturem um volume equivalente de CO2.

Projeto Ambientação

A Fundação Toyota do Brasil promove o Projeto Ambientação em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, que tem foco na preservação do meio ambiente e é voltado para alunos da rede municipal de ensino.

A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practice), que acontece no primeiro semestre, envolvendo 48 escolas. O objetivo é desenvolver e implantar projetos que promovam a educação em questões ambientais como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades locais.

Nesta parceria, a empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza na unidade de Indaiatuba (SP). Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, controle de emissão de gases, destinação correta de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica, água e GN/GNV.

Com base nestas atividades, os temas são sorteados e os alunos desenvolvem um projeto baseado nos valores da Toyota. O andamento das atividades é acompanhado por colaboradores da empresa e da Fundação Toyota do Brasil que desenvolvem estratégias junto aos alunos e professores e propõem metas de redução do consumo de água e energia elétrica, além da implementação do gerenciamento de resíduos.

Ao término do programa, os trabalhos vencedores são expostos e os alunos e professores das instituições recebem certificados e premiações. A ação é finalizada com uma caminhada no Parque Ecológico da cidade. No total, o projeto envolve mais de 48 mil pessoas entre estudantes, pais dos alunos, funcionários das escolas e a comunidade.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br