Fundação Toyota do Brasil confirma continuidade do projeto Memória Local na Escola em 2012

12.02.12

A Fundação Toyota do Brasil mantém neste ano o apoio ao projeto Memória Local na Escola para os alunos da rede pública de ensino das cidades onde a Toyota possui unidade fabril: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), onde está sendo construída a nova fábrica da montadora no Brasil.

O projeto Memória Local na Escola é patrocinado desde 2007 em São Bernardo do Campo, 2008 em Indaiatuba, 2009 em Guaíba e 2011 em Sorocaba. Nestes cinco anos de parceria, a iniciativa já beneficiou quase 10 mil alunos, 718 professores e coordenadores e 245 escolas.

No ano passado, dos 278 participantes da formação, entre professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria da Educação, 82% participavam pela primeira vez da metodologia, mostrando a diversificação de público do projeto, que beneficiou mais de cinco mil alunos só em 2011.

O objetivo do projeto é desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública por meio do registro da memória local do município. Professores e coordenadores tornam-se multiplicadores ao participarem do programa de formação desenvolvido com a metodologia do Museu da Pessoa e, junto aos alunos, entrevistam moradores da comunidade para coletar suas histórias.

Na avaliação anual do projeto, os professores pesquisados garantem que a formação auxilia na ampliação da capacidade de formular projetos didáticos, contribui para a valorização da história de vida das comunidades, melhora os hábitos de leitura dos alunos e promove a reflexão sobre o conceito de história e sua utilização como fonte de estudos e conhecimento.

“O projeto Memória Local na Escola promove a socialização e o resgate da cidadania das comunidades. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nestes cinco anos em que apoiamos a iniciativa”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Os trabalhos realizados pelos alunos em 2011 podem ser conferidos no site do Museu da Pessoa, pelo endereço www.museudapessoa.net

Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o projeto Memória Local na Escola. Antes, em 2007 e 2008, o projeto era patrocinado pela montadora Toyota do Brasil.

A metodologia usada pelo projeto, criada pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br