Fundação Toyota do Brasil conquista prêmio de Responsabilidade Social no Top Car TV 2014

08.12.14

Saulo Moreno, vice-presidente da Abiauto, e George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil Crédito: Renato Silva

A Fundação Toyota do Brasil conquistou na última semana o prêmio Top Car TV, a principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. O evento, que contou com a categoria de sustentabilidade pela primeira vez, reconheceu o comprometimento e a atuação da entidade com o Projeto Arara Azul, no Pantanal sul-mato-grossense, onde colabora com atividades de proteção e monitoramento de uma população de cerca de 3 mil aves. Com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, a ave já não consta mais na lista de animais.

“Esse reconhecimento representa o trabalho desenvolvido pela Toyota desde os anos 90 e pela Fundação Toyota do Brasil nesses cinco anos de sua existência. Receber um prêmio conceituado como esse estimula outras empresas e instituições a adotarem práticas realmente sustentáveis. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso dos nossos projetos. Somos o resultado da confiança e da força de todos os que abraçam nossa causa. Continuaremos apostando em projetos que contribuam com o meio ambiente e que tenham a formação de cidadãos como foco”, disse o diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil, George Costa e Silva, ao receber o prêmio das mãos de vice-presidente da Abiauto, Saulo Moreno.

A cerimônia oficial aconteceu em São Paulo e reuniu o presidente do Prêmio Top Car TV, Paulo Brandão e contou também com a presença de jurados, jornalistas, empresários e autoridades.

Atuação nacional e local

Além do Projeto Arara Azul, em âmbito nacional, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco. Além disso, a Fundação Toyota criou um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto se torne autossustentável em um período de dez anos.

A entidade também desenvolve uma série de atividades voltadas para a área socioeducacional nas cidades em que a montadora possui unidades – Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP) -, como é o caso, por exemplo, do Projeto Ambientação, ação que utiliza a metodologia exclusiva da Toyota para identificar problemas e buscar soluções sustentáveis. Entre as ações estão reflorestamento, gerenciamento de resíduos e uso racional de energia elétrica e água. Durante cinco anos, mais de 415 mil pessoas foram capacitadas, incluindo alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.

Sobre o Prêmio Top Car TV

Criado e instituído em 2002 com a participação dos principais jornalistas especializados dos programas de televisão do segmento automotivo, o Prêmio Top Car TV conquistou, desde o seu primeiro ano de premiação, a credibilidade e relevância dos executivos das assessorias de imprensa e dos profissionais de marketing de todas as montadoras e importadoras de veículos automotores instaladas no país.