Fundação Toyota do Brasil encerra projeto Ambientação com redução de 12% no consumo de recursos naturais

16.07.13

Em cerimônia oficial, realizada na última semana de junho, a Fundação Toyota do Brasil encerrou a 6ª edição do projeto Ambientação de Indaiatuba, em São Paulo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, com alunos das escolas da rede municipal. A metodologia exclusiva da Toyota, usada para identificar problemas e encontrar soluções sustentáveis nas unidades em que atuam, orientou 18.000 estudantes de 45 escolas, que chegaram a reduzir 35,2% em consumo de água e 27,8% no de energia, totalizando uma diminuição de 12% no uso de recursos naturais. Os estudantes de ensino infantil e fundamental também foram auxiliados na implantação do gerenciamento de resíduos com a meta de alcançar em 100% o controle diário quanto à geração dos mesmos, por meio de campanhas de conscientização.

Além de proporcionar uma compreensão mais ampla do objeto de estudo, desenvolver e ampliar a consciência ambiental, a 6ª edição do projeto registrou uma economia de cerca R$ 10 mil para os cofres públicos, beneficiando de forma geral toda a comunidade de Indaiatuba.  Em seis anos de projeto, a Fundação Toyota do Brasil capacitou mais de 415.000 pessoas, entre alunos da rede pública, funcionários da prefeitura e a comunidade.

“Nosso objetivo é desenvolver nos estudantes um conhecimento integrado sobre o homem como parte do meio ambiente e agente multiplicador de atitudes sustentáveis. As ações vêm obtendo resultados positivos para a comunidade de Indaiatuba”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

A avaliação dos trabalhos foi realizada em junho, em feiras de ciências realizadas nas escolas, e contou com júri composto por representantes da Toyota do Brasil, Fundação Toyota do Brasil e da Secretaria de Educação. Durante a cerimônia de encerramento, diretores, coordenadores e professores das unidades participantes que atingiram as metas receberam um certificado de escola sustentável nos temas água, energia e resíduos.

Guaíba e Sorocaba recebem o Ambientação

Neste ano, a Fundação Toyota do Brasil estendeu o projeto Ambientação para mais duas cidades em que a Toyota está presente com unidades fabris: Guaíba (RS) e Sorocaba (SP). Na cidade gaúcha, a capacitação para o projeto Ambientação ocorreu em 3 de julho. Alunos da rede municipal de ensino receberam metas para preservação dos recursos naturais, e também serão auxiliados na implantação de gerenciamento de resíduos.

Enquanto isso, em Sorocaba, a Fundação Toyota do Brasil vai formar 65 profissionais da Polícia Militar de Sorocaba e 10 representantes da Pastoral do Menor de Sorocaba, desenvolvendo melhorias nas áreas internas de suas unidades e no atendimento à comunidade.  A ação tem início em agosto com término em dezembro deste ano.

Sobre o projeto Ambientação

A Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), promove o projeto Ambientação, que tem foco na preservação do meio ambiente e era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. Desde 2008, a ação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e comunidade.

A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota, utilizando a metodologia TBP. A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as suas unidades. Entre as ações estão reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.