Fundação Toyota do Brasil leva jovens de Indaiatuba a Interlagos para a Le Mans 6 Horas de São Paulo

30.08.13

A Fundação Toyota do Brasil vai levar 10 jovens atendidos pelo ProJovem de Indaiatuba, programa do Governo Federal, para a Le Mans 6 Horas de São Paulo, competição internacional de veículos equipados com alta tecnologia. A iniciativa faz parte do projeto Ambientação, ação que já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e comunidades, para desenvolver pessoas e disseminar práticas sustentáveis realizadas pela Toyota. A prova acontece de 30 de agosto a 1o de setembro, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Os participantes terão acesso aos boxes do autódromo, conhecerão os pilotos da competição e, ainda, assistirão ao treino realizado no sábado, 31. Na 3ª edição do projeto Ambientação com o ProJovem, a Fundação Toyota do Brasil está formando 34 alunos do ensino fundamental de Indaiatuba, assistidos pelo programa. Foram selecionados para o evento os 10 que obtiveram as melhores notas em suas escolas.

A parceria de treinamento com o programa federal é realizada por meio da metodologia exclusiva da Toyota, a TBP (Toyota Business Practices). O objetivo é formar cidadãos mais conscientes, e apontar soluções sustentáveis a uma série de questões relevantes no cotidiano urbano, que vão desde o consumo de energia e gestão de resíduos até a maximização de recursos públicos para promover ações sociais.

Le Mans 6 Horas de São Paulo

Data: 30 de agosto a 1o de setembro

Horário: sexta-feira e sábado, das 9h às 18h; domingo, das 8h às 18h

Local: Autódromo de Interlagos

Endereço: Av. Prof. Sen. Teotônio Vilela, 261 – Interlagos – São Paulo

Sobre a Le Mans 6 Horas de São Paulo

O Campeonato Mundial de Endurance é resultado da parceria entre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o ACO (Automobile Club de l’Ouest), firmada em 2012. A competição é uma mistura do que há de mais moderno em tecnologia da indústria automotiva, em suas quatro categorias de protótipos e carros de gran turismo. A Le Mans 6 Horas é uma das oito provas do campeonato, que reúne velocidade, resistência e inovação. Esta é a segunda vez que a competição ocorre em São Paulo.

Sobre o projeto Ambientação

Desde 2008, a Fundação Toyota do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP), promove o projeto Ambientação, que tem foco na preservação do meio ambiente. Inicialmente, era voltado apenas para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. Em cinco anos, o público-alvo foi ampliado e a ação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre estudantes, pais de alunos, profissionais de diversas áreas e comunidades.

A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota, utilizando a metodologia TBP. A empresa apresenta aos participantes as atividades de preservação ambiental que realiza em todas as suas unidades. Entre as ações estão reflorestamento, controle de produtos químicos, gerenciamento de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.

Em 2013, o projeto foi estendido para mais duas cidades onde a Toyota possui unidades: Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), com o objetivo de ampliar a consciência ambiental na sociedade.