Fundação Toyota do Brasil patrocina livro “Joias Azuis no Céu do Pantanal”

28.08.12

O livro Joias Azuis no Céu do Pantanal, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, é um registro do projeto Arara Azul, que é realizado desde 1990 e conseguiu reverter a extinção dessa espécie, triplicando o número de indivíduos na região. A obra chama atenção para a preservação da espécie e da biodiversidade do Pantanal Sul Mato-Grossense, por meio de belas imagens dessas aves em seu habitat.

Escrito por Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera – Uniderp e idealizadora do projeto, o livro conta sua trajetória de vida voltada a defender essa espécie, com belas imagens da fauna e flora do Pantanal do renomado fotógrafo Luciano Candisani.

A primeira edição da obra teve a tiragem de três mil exemplares em inglês/português e terá lançamento exclusivo em Campo Grande para parceiros, imprensa e representantes das áreas de meio ambiente e do governo.

O projeto Arara Azul foi a primeira ação socioambiental na região que contou com o apoio da Toyota. Após a criação da Fundação Toyota, em 2009, a atividade foi incorporada as ações da instituição.

“Desde o início, a Toyota acompanha e acredita nessa iniciativa, que já apresentou resultados significativos para a biodiversidade brasileira. Agora, com a Fundação Toyota, reafirmamos o compromisso de continuar investindo e ampliar nossa participação nessa importante causa, permitindo que as futuras gerações possam apreciar a beleza dessa espécie”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.

A ideia do projeto “Joias Azuis no Céu do Pantanal” surgiu como forma de apresentar ao público os resultados dos mais de vinte anos de parceria da Toyota junto ao Instituto Arara Azul, que salvou a espécie do perigo de extinção. Em 1990, existiam apenas 1.500 indivíduos da espécie na região, hoje já são mais de 5.000.

“Nesse livro, Luciano Candisani e eu registramos a emoção que vivenciamos com o projeto Arara Azul e todo o trabalho desenvolvido ao longo de mais de vinte anos na preservação da espécie e da biodiversidade do Pantanal Sul Mato-Grossense”, enfatiza Neiva Guedes.

O livro estará disponível nas principais redes de livrarias, como FNAC, Cultura, Saraiva e Livraria da Vila e parte da receita de vendas dos exemplares será destinada ao instituto. A aquisição também poderá ser feita diretamente com a equipe da bióloga que destinará 100% destas vendas ao projeto.

Serviço:

“Joias Azuis no Céu do Pantanal”
A história do Projeto Arara Azul, que esta ajudando na conservação da biodiversidade
Autor: Prof. Dra. Neiva Maria Robaldo Guedes
Ilustrações: Luciano Candisani
Editora: DBA – 1ª edição 2012 – 217 páginas – R$ 100,00
ISBN: 9788572344456

Coquetel de Lançamento
Auditório do Instituto de História e Geografia
29 de Agosto de 2012 – das 19:00 às 21:00
Campo Grande – MS

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br