Fundação Toyota do Brasil patrocina projeto Memória Local na Escola que conta a história de Indaiatuba (SP)

22.10.10

A Fundação Toyota do Brasil é a patrocinadora da exposição das pesquisas do projeto Memória Local na Escola de Indaiatuba (SP), que aconteceu nessa sexta-feira (22). Esta ação foi realizada pelos professores e alunos da rede pública do município, com o objetivo de contar a história local de Indaiatuba.

Por meio de uma parceria do Museu da Pessoa com a ONG Avisa Lá, o programa Memória Local na Escola ajuda a desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública. Para isso, é realizada a capacitação de professores e alunos do ensino fundamental, principalmente os que cursam 3ª e 4ª série. A partir daí, são realizadas entrevistas com moradores da cidade que contam suas histórias de vida e ajudam a resgatar a história da cidade.

As atividades de pesquisa incentivam a leitura, escrita, organização e inclusão digital. Durante o período de envolvimento das crianças com o projeto, há também um estímulo à valorização pessoal e cultural da comunidade.

“A ação de resgate da memória de Indaiatuba reafirma o comprometimento da Fundação Toyota do Brasil com relação à responsabilidade social, principalmente nas cidades onde estão instaladas as plantas da Toyota”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

A Toyota possui sua principal unidade fabril no Brasil em Indaiatuba (SP), onde fabrica o Corolla sedã desde 1998.

Todos os relatos produzidos são registrados no site www.museudapessoa.net. Também será confeccionado um livro, que ficará nos acervos das 21 escolas envolvidas no projeto. Patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil, o programa Memória Local na Escola já foi realizado em São Bernardo do Campo (SP) e Guaíba (RS). Desde 2008, Indaiatuba participa da ação. Em todas as cidades o projeto contou com forte participação da comunidade local.