Fundação Toyota do Brasil premia as escolas vencedoras do projeto “Ambientação – Crescendo com o Futuro” em Indaiatuba

04.10.12

Promovido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, o projeto Ambientação premiou entre os dias 10 de setembro e 3 de outubro, os vencedores de sua 5ª edição. Este ano o prêmio foi a realização de sessões exclusivas do filme “A Era do Gelo 4”, exibido no cinema Topázio, do Shopping Jaraguá Indaiatuba. Para atender aos 2.855 vencedores, entre alunos, professores e funcionários das escolas, foram realizadas duas sessões diárias, às 8h30 e 14h30, totalizando 28 sessões.

Os vencedores dessa edição foram anunciados no dia 4 de agosto, no Parque Ecológico, em Indaiatuba, durante o evento Toyota Trilhas Culturais. As unidades EMEB “Prof. Oswaldo Antº Tuon”, EMEB “Profª Walda Maria Stocco Prandini” e EMEB “Profª Patrocínia Robles Provenza” foram as vencedoras do ensino infantil e as escolas EMEB “Prof. Aparecido B. dos Santos”, EMEB “Prof. Wladimir Olivier” e EMEB “Prof. Nízio Vieira” venceram as categorias no ensino fundamental.

A avaliação dos trabalhos foi realizada entre os dias 2 e 4 de julho e contou com um júri composto por membros da Secretaria da Educação, representantes da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente,  da Toyota do Brasil e Fundação Toyota do Brasil.

O projeto Ambientação existe desde 2008 e tem como objetivo proporcionar uma compreensão mais ampla da relação homem-natureza em seus mais variados aspectos. A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota por meio da capacitação com metodologias exclusivas da empresa. Entre as atividades realizadas na unidade de Indaiatuba estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, controle de emissão de gases, destinação correta de resíduos, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica, água e GN/GNV.

Desde março desse ano, 45 escolas e aproximadamente 18 mil alunos participaram do projeto, apresentando soluções para o consumo consciente da água, energia elétrica e reaproveitamento ou encaminhamento racional de resíduos. Entre as escolas que trabalharam com o tema energia, a redução mais significativa chegou a 33,2% no consumo. Já as escolas que exploraram o tema água, a redução chegou a 91,89%.

“Nossa missão é desenvolver nos estudantes o conhecimento já praticado dentro de nossas fábricas integrado à rotina dos trabalhos pedagógicos, trazendo para a prática o que normalmente eles aprendem apenas na teoria”, comenta Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br