Fundação Toyota do Brasil promove sorteio de viagens ao Pantanal no 17º Festival do Japão

02.07.14

Evento reúne e promove a cultura japonesa entre os dias 4 e 6 de julho em São Paulo

A Fundação Toyota do Brasil promete agitar os três dias do 17º Festival do Japão, maior evento de promoção da cultura japonesa na América Latina, que acontece entre os dias 4 e 6 de julho no Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Os visitantes do estande da Toyota terão a oportunidade de participar de um sorteio, que levará dois vencedores com acompanhante ao Pantanal para conhecerem de perto o Projeto Arara Azul, apoiado pela montadora há 24 anos e, mais recentemente, pela Fundação Toyota do Brasil.

Para participar, os interessados devem visitar o estande da Toyota, se cadastrar e responder a perguntas sobre a Fundação Toyota no Brasil nos totens de atendimento que estarão espalhados pelo local. Os participantes que acertarem 100% das respostas vão concorrer a dois pacotes de viagem ao Pantanal com acompanhante. O prêmio inclui três dias, duas noites e pensão completa na Pousada Ecológica Caiman, em Miranda (Mato Grosso do Sul). O vencedor será anunciado no dia 2 de agosto. Os participantes podem ter acesso a mais informações pelo endereço www.fundacao5anos.com.br.

Como auxílio aos participantes da premiação, o estande de 250m² contará com painéis explicativos e serão também entregues folhetos sobre o histórico das ações desenvolvidas pela Fundação Toyota do Brasil.

“Consideramos este evento uma ótima oportunidade de ampliarmos o conhecimento do público sobre a Fundação Toyota do Brasil, que tem apresentado ótimos resultados durante os últimos anos na preservação de recursos naturais e na formação de cidadãos”, explica Ricardo Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Além de todas as atrações, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer o Novo Corolla, e ver o Etios sedã, Etios hatch, as picapes Hilux utilizadas nos projetos Arara Azul e Costa dos Corais, e o híbrido Prius, que já ultrapassou a marca de 4,3 milhões de unidades vendidas no mundo.

Etios-mangá

Os visitantes do Festival do Japão poderão conferir também o Etios-mangá exposto no AkibaSpace. O projeto, em parceria com a editora JBC, consiste na personalização de um Etios hatchback 1.5L modelo XLS com ilustrações no estilo japonês mangá. A técnica utilizada é chamada de “Sticker Bombs”, bastante famosa entre os orientais, e que aplica o adesivo sem deixar resíduos. Os desenhos estampados no veículo foram selecionados a partir de um concurso promovido pela editora JBC, o Brasil Manga Awards.

O AkibaSpace será focado no universo da tecnologia, videogames, computadores e tablets. E contará também com um desenhista profissional fazendo caricaturas em forma de mangá dos visitantes do espaço.

Projeto Arara Azul

Preservar a Arara Azul e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal são os objetivos principais do projeto, idealizado pela bióloga Neiva Guedes, e patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2009, embora já contasse com o apoio da Toyota desde 1990.

As principais atividades do projeto são monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos, atividades de educação ambiental e preservação, além de workshops sobre consciência ambiental, cidadania e geração de renda para a população.

No total, são monitoradas aproximadamente três mil aves, que vivem em 455 ninhos espalhados por 57 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto conta com as picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos do Arara Azul entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Em complemento às atividades, a Toyota estimula constantemente o crescimento da atuação do Projeto, contribuindo com atividades para conscientização ambiental, além de ser a financiadora do Centro de Sustentabilidade, nova sede do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS).

Festival do Japão

Realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), a entidade reúne as 47 associações de províncias japonesas com sede no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas e também auxilia entidades e projetos assistenciais.

A Toyota, em parceria com o Banco Toyota, patrocina o evento pela 15ª vez. Este ano, o tema central proposto é “A origem da Felicidade” e a expectativa é receber 190 mil visitantes no Imigrantes Exhibition & Convention Center( antigo Centro de Exposições Imigrantes), em São Paulo, durante dos três dias de Festival.

17º Festival do Japão

Data: 4 a 6 de julho (sexta a domingo)

Local: Imigrantes Exhibition & Convention Center( antigo Centro de Exposições Imigrantes) Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo

Horários: dia 4 (12h às 21h), dia 5 (10h às 21h) e dia 6 (10h às 18h)

Entrada: R$ 10,00 (antecipado) e R$12,00 no dia. Crianças com até oito anos e maiores de 65 anos não pagam.

Ônibus gratuitos sairão a partir da estação Jabaquara do Metrô.

Informações sobre o evento: www.festivaldojapao.com

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Essas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br