Fundação Toyota do Brasil reúne parceiros para discutir Plano de Manejo do projeto APA Costa dos Corais

01.04.15

Encontro APA Costa dos Corais em SP

A Fundação Toyota do Brasil reuniu nesta semana, em São Paulo, os parceiros do projeto Toyota APA Costa dos Corais para discutir as ações e metas dos próximos anos. O encontro, que aconteceu na sede da Abradit (Associação dos Distribuidores da Toyota), contou com a presença de representantes do braço social da montadora, Fundação SOS Mata Atlântica, ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade), Instituto Bioma Brasil, CMA (Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Amitus (Associação Milagrense do Turismo Sustentável), Instituto Yandê e Associação Peixe-boi sob mediação do sociólogo, Marcos Ortiz.

O objetivo é fortalecer, debater e ampliar as ações desenvolvidas pelas entidades parceiras na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, unidade de conservação marinha de 413 mil hectares, que abrange três municípios de Pernambuco e oito de Alagoas. Além disso, o grupo definiu as prioridades para implantação do Plano de Manejo como criações de novas Zonas de Preservação da Vida Marinha (ZPVM), gestão socioambiental, proteção do ambiental e manejo da biodiversidade.

“Este encontro demonstra o comprometimento das entidades parceiras em mapear as prioridades das ações desenvolvidas, fortalecendo nossas relações para alcançar o objetivo da APA, a implantação do Plano de Manejo. Nesse sentido, continuaremos apostando em projetos que contribuam com o desenvolvimento sustentável socioambiental com foco na preservação e formação de cidadãos”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Como característica das iniciativas de desenvolvimento sustentável, em 2011 foi criado um fundo, administrado pela Fundação SOS Mata Atlântica, para que o projeto seja autossustentável em um período de dez anos. E para que cumpra sua meta, o fundo só poderá ser utilizado após adquirir capacidade de gerar, com seu próprio rendimento, os recursos necessários para a manutenção das atividades de gestão da área previstas no plano de trabalho do projeto.

Para o chefe da APA, Paulo Roberto Corrêa Jr., o alinhamento das ações facilita o entendimento dos papeis das entidades atuantes e proporciona o amadurecimento de todos os envolvidos. “Foi um momento importante para compartilhar e definir como cada organização pode atuar na APA de forma mais assertiva. Essa oportunidade participativa, podendo contribuir com os demais projetos é o caminho para traçarmos as ações e metas para os próximos anos e, assim, atingirmos nosso objetivo final”, explica.

O oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Mauro Maida, também acredita que a chance de estabelecer critérios e prioridades é importante para o desenvolvimento da região e, ainda, reconhece que o acordo público privado é fundamental para a continuidade e fortalecimento da APA. “A parceria com a Fundação Toyota do Brasil, SOS Mata Atlântica e ICMBio é fundamental para o andamento dos nosso projetos. Esse fórum de discussão com transparência e integração demonstra mais uma conquista desse grupo representativo em prol da Costa dos Corais”, conclui.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil completa cinco anos de atividades, focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br