Gestão integrada na APA Costa dos Corais é referência em preservação ambiental

09.06.16

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 do mesmo mês, a Fundação Toyota do Brasil lançou um vídeo sobre o Projeto APA Costa dos Corais, desenvolvido entre 10 municípios de Alagoas e três em Pernambuco. O vídeo mostra como o trabalho das entidades locais parceiras tem recuperado a vida marinha no Nordeste brasileiro nos últimos anos e, também, como as comunidades locais têm se adaptado de forma sustentável às principais atividades econômicas da região, o turismo e a pesca. O Toyota APA Costa dos Corais é uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação SOS Mata Atlântica.

O anúncio do nascimento do primeiro filhote de peixe-boi marinho no Rio Tatuamunha pelo Programa Peixe-boi do ICMBio foi uma das principais conquistas do últimos anos. O novo peixe-boi é filho de Aira, fêmea reintroduzida em 2009, pelo programa. Para o chefe da APA, Iran Normande, o envolvimento com a sociedade é um dos aspectos mais significativos para a conservação da biodiversidade. “Quero convidar a sociedade para gerir esse patrimônio cultural conosco. Uma APA precisa que a sociedade se engaje nessa preservação”.

A geração de renda de forma sustentável também é um trabalho desenvolvido na região. A presidente da Associação Peixe-Boi de Condutores, Flávia Rego, explica importância do turismo de base comunitária na cidade de Porto de Pedras, em Alagoas. O turismo de observação de peixe-boi é um dos maiores geradores de renda da comunidade. Por meio da conservação do ambiente, a população consegue ter renda. Sem a preservação dessa unidade o impacto é direto na vida das pessoas”.

Desde 2011, o Toyota APA Costa dos Corais protege recifes de corais, conserva as áreas de manguezais e o habitat do peixe-boi marinho, um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção, além de promover a formação consciente de cidadãos e a capacitação de profissionais na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Clique no link  www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/apacostadoscorais/ para ter acesso ao vídeo e para baixar o conteúdo.