Hilux Expedição Pantanal inicia terceira rota nas regiões de Aquidauana, Coxim, Rio Verde do Mato Grosso e São Gabriel do Oeste

26.08.11

A terceira rota da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, começou em 24 de agosto e está prevista para terminar em 6 de setembro. Nesta etapa, os expedicionários percorrerão as regiões de Aquidauana, Coxim, Rio Verde do Mato Grosso e São Gabriel do Oeste, visitando propriedades, instituições de pesquisa, associações de mulheres que trabalham com artesanato de couro de peixe, prefeituras e secretarias municipais.

Na última rota, finalizada em 19 de agosto, a Hilux Expedição Pantanal visitou diversos lugares na região de Miranda. Os locais selecionados foram a Secretaria de Turismo de Miranda, Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda, Polícia Militar Ambiental, Assentamento Bandeirantes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Pousada Águas do Pantanal – que executa também o papel de operadora de turismo na região – e outras nove propriedades.

O objetivo foi percorrer essas localidades e observar as práticas na pecuária, ecoturismo e turismo de pesca; e como trabalham as associações de assentados, associações de pescadores, instituições de pesquisa e a Prefeitura na região de Miranda.

Segundo Rodrigo Teribele, biólogo do projeto e responsável pelas entrevistas, o turismo está sendo organizado de forma participativa, por meio de grupos e fóruns, para atrair mais turistas ao Pantanal e a Prefeitura trata esta questão de forma prioritária. “Os empresários da região perceberam que unindo esforços podem realizar negócios mais rentáveis, antes as ações eram muito pontuais, as pousadas trabalhavam sozinhas, sem informações de fora do estado, em poder das operadoras de turismo. Nesses últimos dois anos, após a adoção desta forma de trabalho inovadora, os empresários estão conseguindo bons resultados”, afirma.

As percepções dos profissionais envolvidos no projeto patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil nestas duas primeiras rotas são as diferenças marcantes de cada região e de cada Pantanal, em relação à vegetação, à população e aos trabalhos desenvolvidos nos locais. Além disso, o processo de desenvolvimento do ecoturismo na região, as relações entre os envolvidos e, principalmente, a interação entre o homem e a natureza também chamaram a atenção neste início de expedição.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pela ONG SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Para obter todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br