“Imposto de Renda Solidário” permite a pessoa física destinar parte do IR ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Indaiatuba

27.02.14

A Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba (SP) e a Associação de Contabilistas do município está incentivando pessoas físicas a contribuir, por meio do Imposto de Renda, com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente da cidade. O objetivo do programa Imposto de Renda Solidário é ajudar a financiar projetos voltados aos jovens do município.

Ao preencher a declaração do imposto de renda, o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais – gerado pelo próprio sistema. A destinação de parte do Imposto de Renda para o “I.R. Solidário” de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor destinado respeita os valores legais e é integralmente deduzido do I.R. devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.

Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e ao final das declarações poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados, acessando o site do Envolvi, programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Programa Envolvi

Com experiência em projetos de responsabilidade social, metodologia de trabalhos e processos, a Fundação Toyota do Brasil teve o desafio de auxiliar a Prefeitura de Indaiatuba no desenvolvimento de uma nova área dentro da Secretária do Bem Estar Social. Após reuniões e grupos de estudos foi criado o 3º Setor dividido em três pilares: 3º Setor e Prefeitura; 3º Setor e Empresas e 3º Setor e Entidades. O departamento mapeia os projetos realizados pelas instituições, concentrando todas as iniciativas em uma única divisão, proporcionando alinhamento de projetos e beneficiando toda a comunidade.

Dessa forma surgiu o Envolvi, programa entre a parceria da Fundação Toyota do Brasil e a Prefeitura de Indaiatuba, que vai englobar diversas ações como o projeto Imposto de Renda Solidário, fóruns, treinamentos e capacitação profissional a fim de ajudar entidades na conquista de parcerias sólidas e incentivar empresas a apoiar projetos sociais consistentes.

Interessados poderão acessar as informações das subdivisões do 3º Setor pelo endereço http://www.envolvi.com.br, verificar as necessidades das entidades participantes e conferir em como as empresas podem contribuir com os projetos sociais.