Memória Local na Escola realiza cerimônia de encerramento das atividades 2011 em Indaiatuba

10.10.11

O projeto Memória Local na Escola, patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2008 em Indaiatuba, realiza a cerimônia de encerramento de mais uma turma na cidade. O evento acontece no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), no dia 13 de outubro, das 14 às 16h, e conta com público de 700 convidados, entre alunos, educadores, entrevistados e idealizadores do projeto. Também são aguardadas as presenças da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

Na cerimônia acontecerá a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos durante 2011, a entrega dos certificados aos professores e coordenadores que participaram da iniciativa, e a homenagem aos entrevistados do projeto Memória Local na Escola, entre eles, o próprio prefeito Reinaldo Nogueira. No evento, também está programada a apresentação musical do Grupo Triii, com repertório de cantigas populares, brincadeiras e performances cênicas musicais com instrumentos.

Este ano participaram do projeto 900 alunos de 26 escolas públicas da região. No total, a parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e o Museu da Pessoa já beneficiou, além de Indaiatuba, mais de 7 mil alunos das cidades onde a Toyota possui unidade fabril, São Bernardo do Campo (SP), Sorocaba (SP) e Guaíba (RS).

“Este projeto torna possível o resgate da cultura das comunidades, criando identidade para cada cidadão. Estamos muito satisfeitos com os resultados do Memória Local na Escola nesses quatro anos em que apoiamos a iniciativa. Parabenizamos todos os participantes que cooperaram para que a história da cidade seja contada por gerações”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Memória Local na Escola

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2008 o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e agora também em Sorocaba (SP).

Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

Ao final do projeto, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Para obter todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br