Projeto Arara Azul comemora 22 anos em parceria com a Fundação Toyota do Brasil

28.11.11

Neste mês de novembro, o projeto Arara Azul comemora 22 anos de atividades contra a extinção da espécie no Pantanal Sul Mato-Grossense, sempre contando com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil. Em 1990, foram contabilizadas apenas 1.500 araras-azuis na região, hoje este número passa de 5.000 indivíduos graças aos esforços do projeto. Na estação reprodutiva deste ano, que teve início no final de julho, até o momento foram monitorados 110 ninhos, 57 naturais e 53 artificiais.

Deste total, 45 ninhos apresentaram postura de ovos e o nascimento de filhotes, sendo 42 ninhos de araras-azuis e três de araras-vermelhas. As perdas de ovos e filhotes ocorreram tanto por condições naturais (predação) como por alterações ambientais, como mudanças climáticas bruscas, altas temperaturas e fortes chuvas.

Segundo Neiva Guedes, bióloga, professora do Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp e idealizadora do projeto, um fato interessante registrado pela equipe de campo neste período foi a predação de um ninho com ovos por um tucano, que foi flagrado pelas araras-azuis e morto por bicadas. “A fúria foi tão grande, que elas arrancaram a parte superior do bico do tucano, que ficou encurralado dentro do ninho”, afirma a bióloga.

Dos filhotes sobreviventes, 59% irão voar de ninhos artificiais, ou seja, desenvolvidos e instalados por profissionais do projeto Arara Azul, demonstrando a eficácia das ações. Os ninhos são constantemente monitorados durante o ano todo, graças à capacidade off-road das três Hilux utilizadas para realizar essa atividade, pois possibilita à equipe do projeto chegar a locais de difícil acesso ou alagados. Somente nesta estação reprodutiva, foram realizadas cerca de 590 escaladas (subidas aos ninhos) até o momento.

Ainda, visando contribuir com a continuidade das pesquisas, o turismo de observação vem sendo praticado no Refúgio Ecológico Caiman, onde está localizada a maioria dos ninhos (87%) e também a sede do projeto Arara Azul. Nestas visitas, as pessoas podem acompanhar um dia de campo da equipe e observar as araras em seu habitat. Este ano, o local já recebeu as visitas do diretor do filme Rio, Carlos Saldanha, e o premiado fotógrafo, Sebastião Salgado.

Para reforçar as atividades de preservação da espécie, a equipe realiza trabalhos de conscientização, engajamento e educação ambiental com a população local nas fazendas que possuem ninhos naturais cadastrados ou artificiais instalados, bem como em Campo Grande e outras cidades do entorno do Pantanal. Outros projetos relacionados à proteção do meio ambiente também são realizados na região, como o Arte de Fazer e Reciclar.

“O projeto Arara Azul representa uma vitória para a preservação da espécie, que estava na iminência da total extinção há vinte anos. As ações de campo combinadas com a conscientização ambiental estão cooperando para a proteção da espécie e redução do tráfico de animais na região”, afirma Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para saber mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Para obter este press release, bem como todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br