Projeto educacional da Fundação Toyota atinge resultados importantes em economia de água e energia

10.12.15

O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou, nos últimos meses, um dos maiores temas de alerta aos brasileiros. Mas há oito anos, Toyota do Brasil e, mais recentemente, a Fundação Toyota do Brasil vêm investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba.

A mudança de comportamento, a percepção sobre a importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação Toyota do Brasil. Por meio da metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos e residências, oferecendo soluções sustentáveis.

As apresentações dos resultados obtidos neste ano foram reveladas na última quarta-feira, dia 9, no Parque Tecnológico de Sorocaba, e contou com as presenças do CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos e da vice-prefeita de Sorocaba, Edith Maria Garboggini Di Giorgi.

Neste ano, em Sorocaba, os participantes dos grupos da prefeitura da cidade, do projeto Jovens Brasileiros em Ação, da Polícia Militar, e da Pastoral do Menor, chegaram a marca de 42% de redução no consumo de água da cidade. Realizado há oito anos, o Ambientação já envolveu mais de 415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno das escolas públicas locais. Neste período, cada uma das 46 escolas participantes de Indaiatuba (SP) reduziram em 25% o consumo de água. Na terceira edição realizada em Guaíba (RS), 18 escolas registram uma economia de 15% no consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de economia.

Ações como identificar um vazamento, um equipamento ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos naturais. “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais, que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Participantes do projeto Ambientação durante encerramento do projeto Participantes do projeto Ambientação durante encerramento do projeto

Prêmio Top Car TV

Na última semana, a Fundação Toyota do Brasil conquistou pela segunda vez consecutiva o Prêmio Top Car TV, a principal premiação da televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de Responsabilidade Social”. O reconhecimento é fruto dos resultados positivos que a entidade vem desenvolvendo há mais de seis anos com comprometimento por meio do projeto Ambientação.

“Receber um prêmio conceituado como esse estimula outras empresas e instituições a adotarem práticas realmente sustentáveis. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para o sucesso dos nossos projetos. Somos o resultado da confiança e da força de todos os que abraçam nossa causa. Continuaremos apostando em projetos que contribuam com o meio ambiente e que tenham a formação de cidadãos como foco”, disse o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos.