Projeto patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil beneficia mais de 5.300 alunos

10.08.11

Com o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e registrar a história local dos municípios, a Fundação Toyota do Brasil patrocina o projeto Memória Local na Escola, criado pelo Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Avisa lá, nas cidades em que a montadora possui suas unidades: São Bernardo do Campo (SP), Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e agora também em Sorocaba (SP).

O projeto foi implantado, em 2008, nas cidades de São Bernardo do Campo e Indaiatuba. Em Guaíba, teve início em 2009. E, agora, em 2011, passou a atuar também em Sorocaba, onde a Toyota está construindo sua nova fábrica, com previsão para início das operações no segundo semestre de 2012.

No total, em 2011, o projeto Memória Local na Escola está beneficiando 162 escolas, mais de 5.300 alunos e 276 professores e coordenadores pedagógicos.

Outra novidade neste ano é o crescimento do projeto em São Bernardo do Campo. Devido ao sucesso das atividades nos anos anteriores com professores e alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação solicitou a ampliação do projeto para toda a rede de ensino fundamental do município, incluindo as classes de ensino regular.

“O resgate da memória da comunidade por meio da valorização da história de cada cidadão mantém viva a tradição do local e auxilia no desenvolvimento do conceito de cidadania. A Fundação Toyota do Brasil acredita na importância deste projeto e reafirma seu compromisso com a responsabilidade social nas cidades onde a Toyota possui plantas”, afirma George Costa e Silva, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Com base no know-how do Museu da Pessoa, a metodologia usada pelo projeto consiste em formar professores, coordenadores pedagógicos e alunos para que juntos registrem, organizem e divulguem as histórias dos moradores das comunidades.

No primeiro semestre, os professores e coordenadores receberam capacitação por meio de encontros com os formadores do Museu da Pessoa e do Instituto Avisa lá. A partir deste mês, e durante o segundo semestre, a atuação do projeto será focada em compartilhar o conhecimento com os alunos, que realizarão entrevistas para coletar as histórias dos moradores da região.

Em cada escola, além de conhecimento, a coleta de informações resultará em um livro artesanal da classe, uma coleção virtual no site do Museu da Pessoa na internet e uma exposição pública produzida por um artista plástico.

Sala de Imprensa Toyota do Brasil

Para obter todo o material de imprensa da Toyota do Brasil, como fotos e vídeos, acesse www.toyotaimprensa.com.br