Projeto “Toyota Trilhas da Natureza” chega neste sábado a Guaíba (RS)

29.04.11

Como forma de despertar o interesse da população para a preservação do meio ambiente, a Fundação Toyota do Brasil, com o apoio da Toyota do Brasil, realiza o projeto “Toyota Trilhas da Natureza”, neste sábado, 30 de abril, na cidade de Guaíba (RS), onde a montadora está presente desde 2005, com um Centro de Distribuição. Com diversas atrações culturais e educativas ao longo do dia, o público poderá participar ativamente de oficinas socioambientais e assistir a espetáculos infantis. O evento terá como destaque as apresentações da banda local Tribalê, da dupla Binho e Camila Régio, além da Orquestra Sonarte e do Grupo de Veteranos São Leopoldo. Encerrando a programação haverá, às 20 horas, um show da banda Jota Quest.

Meio Ambiente

O respeito pelo meio ambiente é um dos principais pilares de sustentação da Toyota. Desde o planejamento de suas fábricas, a marca, em todo o mundo, realiza estudos sobre impacto ambiental e, a partir dos resultados obtidos, projeta suas unidades produtivas dentro de parâmetros que minimizem danos à fauna, à flora e à atmosfera.

O processo produtivo (Toyota Production System, ou, em português, Sistema Toyota de Produção, consolidado a partir da década de 40) também agrega ações que minimizam o impacto ambiental. Isso ocorre, principalmente, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, cujo principal objetivo é suplantar as exigências determinadas pela norma ISO 14001. Além disso, todos os colaboradores são estimulados a contribuir com sugestões que reduzam o consumo de insumos naturais, como parte da cultura de melhoria contínua (Kaizen) característica da Toyota.

As fábricas da Toyota do Brasil de São Bernardo do Campo (SP), onde se produz autopeças, e Indaiatuba, onde é feito o Corolla, bem como o Centro de Distribuição de Guaíba (RS), são certificados pela norma ISO 14001.

A política de meio ambiente empregada pela Toyota também é disseminada em sua cadeia de fornecedores e na Rede de Concessionárias. Para os fornecedores, a montadora lançou em junho de 2007 o Guia Ambiental de Compras, um manual que os orienta sobre como produzir seus produtos dentro de parâmetros ecologicamente responsáveis.

Na Rede de Concessionárias, a montadora aplica o programa Derap (Dealer Environmental Risk Audit Program), que significa, em português, Programa de Auditoria de Riscos Ambientais em Distribuidores. O Derap estabelece metas e avalia as concessionárias da marca quanto à política ambiental da Toyota. Nessa avaliação, são considerados, entre outros, fatores como redução de consumo de energia, água e papel bem como armazenamento e descarte do óleo retirado dos veículos, nos processos regulares de troca.