Reforma da Biblioteca Monteiro Lobato em São Bernardo está com 50% das obras concluídas

Releases
29.09.16

Reforma financiada pela Fundação Toyota do Brasil teve início em abril e está prevista para ser entregue no fim de 2016

A obra de modernização e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato em São Bernardo do Campo (SP) está 50% realizada. A reforma financiada pela Fundação Toyota do Brasil entrou na fase de acabamentos nos revestimentos das paredes, piso e teto, e nas instalações hidráulicas e elétricas.

Além de recuperar as condições do edifício e revitalizar a praça e o entorno, o projeto prevê oferecer mais acessibilidade, conforto aos usuários e segurança ao acervo. O pavimento térreo terá o conceito de “biblioteca aberta”. O espaço será um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. Após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros.

A nova Monteiro Lobato também terá espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida. A maior novidade será a nova sala multiuso, para até 120 pessoas sentadas, contemplando um espaço café. No primeiro andar ficarão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade. Além dessas melhorias, a obra também ganhará o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva.

“A reforma desse espaço público reforça os laços históricos e afetivos formados com São Bernardo do Campo há mais de 50 anos, quando a Toyota decidiu implementar aqui a primeira fábrica fora do Japão. Desde 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem ampliado as ações que a montadora desenvolve no país e tem interagido com entidades públicas na formulação e implementação de politicas sociais em busca de contribuir com a formação de cidadãos, principalmente, com as necessidades culturais”, explica Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.

A reforma, que é uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo do Município está prevista para ser entregue no fim de 2016.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de mais de duas décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5 mil aves naquela região.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!