Região de Sorocaba economiza 1,2 milhão de litros de água

26.09.19

Economia de 1,2 milhão de litros de água. O volume hídrico é correspondente a 200 pessoas tomando banho de cinco minutos por um ano. Este é o resultado do projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil na região de Sorocaba apenas em 2018. O novo estudo desenvolvido em parceria com a Fundação Espaço ECO®, instituição da BASF, que atua como consultora para sustentabilidade, mensurando os impactos ambientais, sociais e econômicos de produtos e processos, com base no pensamento de Ciclo de Vida (ACV), mostra ainda que a quantidade de água não consumida é equivalente ao ciclo de vida da produção de 624 camisetas de algodão.

Enquanto dados do Instituto Trata Brasil indicam que de toda a água tratada no país, metade é desperdiçada por conta de falhas na estrutura de abastecimento, o Projeto Ambientação vem desenvolvendo em seus participantes o senso de consumo consciente, questionamento e investigação. Em 2018, a Escola Dr. José Caetano Graziozi, Posto de Atendimento ao Trabalhador, Palacete Escarpa, Casa do Cidadão Nogueira Padilha e Condomínio Residencial Arco-Íris foram as instituições sorocabanas foram destaques no desenvolvimento de projetos, cuja finalidade é a conservação de recursos naturais por meio da educação. Essas práticas sustentáveis são realizadas por meio do Toyota Business Practices (TBP), metodologia exclusiva da montadora para gestão resolu&cce dil;ão de problemas.

“A economia reflete em todos os âmbitos, desde os cofres públicos, até a redução de consumo de mananciais, justamente, porque a metodologia se propõe a promover transformação pessoal e social. O mais importante de tudo é, ainda, despertar a consciência e a educação ambiental no público local, que passa a vivenciar as práticas sustentáveis no dia a dia e, consequentemente, promovendo mudanças reais que trazem benefícios efetivos às gerações futuras”, enfatiza Elaine Marques, coordenadora do projeto Ambientação.

A redução é ainda maior se somados as fases anteriores da parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundação Espaço ECO®, que indicam a diminuição de 937 milhões de litros de água desde 2010, gerando economia de R$ 3,7 milhões aos cofres públicos das cidades envolvidas – recursos que podem ser destinados à outras demandas dos respectivos municípios.

No total, foram avaliadas 18 iniciativas realizadas nos municípios de Campinas, Vinhedo, Rio Claro, Americana, Campo Limpo Paulista, Santa Bárbara D’Oeste e Valinhos. Os números foram divulgados no fim de agosto, durante o encerramento da 2ª edição do Projeto Ambientação na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior de São Paulo, que aconteceu no IAC, Instituto Agronômico da cidade.

Sobre a Fundação Espaço ECO®

Criada e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço ECO® atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais, e econômicos de seus produtos e processos com base no pensamento de Ciclo de Vida. Nossa equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Assim, facilitamos os negócios, otimizando a utilização dos recursos, reduzindo custos, diferenciando produtos, agregando valor à marca e conquistando reconhecimento no mercado. Também desenvolvemos e implementamos projetos de valorização de diversidade, alinhados com as es tratégias corporativas de forma a fomentar a inovação e a gestão de talentos. Ainda oferecemos soluções para apoiar certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais. Somos qualificados como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e reinvestimos em recursos que obtemos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Conheça mais em: www.espacoeco.org.br, no Facebook ou no LinkedIn.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 10 anos, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011, o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.