Uniformes antigos de trabalhadores da Toyota são reciclados e geram renda à cooperativa de costureiras

26.03.14

Os uniformes usados por trabalhadores da fábrica da Toyota, em Indaiatuba (SP), são 100% reciclados por uma cooperativa de costureiras da região. A Fundação Toyota do Brasil doa seus uniformes antigos à Cooper Art Camp, entidade sem fins lucrativos.

Com o propósito de gerar renda a famílias da comunidade local, a Toyota capacitou as profissionais envolvidas, proporcionando uma melhor compreensão do gerenciamento do negócio. Além disso, parte dos materiais produzidos pela cooperativa é adquirida pela Fundação Toyota do Brasil, que os utiliza como brindes em atividades que promove.

Ao todo, são produzidos 2.000 artigos como bolsas, porta-moedas, estojos, nécessaires, chaveiros, porta-descartes para carros, entre outros. Os materiais reutilizados passam por um processo de higienização e são devidamente preparados para seu destino final.

A ação beneficia diretamente o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais já que antes de serem direcionados para a cooperativa, os uniformes eram enviados para incineração. “Nosso objetivo é desenvolver nas comunidades ações que tenham a preocupação e o respeito pelo meio ambiente e que, ao mesmo tempo, sejam geradoras de renda de forma sustentável”, afirma George Costa e Silva, diretor-executivo da Fundação Toyota do Brasil.

Exemplo
A ação já começou a dar resultados. O programa da Toyota é exemplo para outras empresas que já estão firmando parcerias com a Cooper Art Camp na produção de diversos materiais. Diante deste cenário, a Toyota tem o objetivo de ampliar o projeto para outras localidades e tem realizado outras campanhas de arrecadação de uniformes e outros materiais com os próprios colaboradores a fim de aumentar os resultados e auxiliar comunidades no desenvolvimento socioambiental e no processo de geração de renda.