Projeto Vou de Canoa, da Fundação Toyota do Brasil, lança livro infantil

Fundação | Releases | Educação | Cultura | Vou de Canoa
03.05.21

 “A Canoa Polinésia”, de Luiza Perin, conta a história da canoa polinésia e aborda questões sobre educação ambiental de forma lúdica

Capa do livro “A Canoa Polinésia” de Luiza Perin

O Projeto Vou de Canoa acaba de lançar o livro infantil “A Canoa Polinésia”. Escrito pela bióloga marinha e educadora ambiental, Luiza Perin, o livro conta a jornada de um menino que encontra uma canoa diferente de todas as que já tinha visto e vive uma aventura quando se vê navegando em meio a grandes ondas.

De forma lúdica, o livro ensina aos pequenos leitores a história e tradição da canoa polinésia, sempre atreladas à educação ambiental e à biodiversidade marinha. A história ganha vida e encantamento com as ilustrações da artista plástica Thaís Chimenti Leão.

“A inspiração para escrever esse livro veio logo nas primeiras atividades do projeto. Ao observar a felicidade das crianças em seu primeiro contato com a canoa, senti que elas precisavam conhecer sua origem e sua história. E não há nada melhor do que usar este canal aberto pela diversão para falar de um assunto muito sério: a preservação do meio ambiente”, afirma Luiza Perin.

Serão impressos 1,5 mil exemplares, sendo que mil deles serão doados pela Fundação Toyota do Brasil para escolas públicas municipais de Niterói, cidade fluminense onde se localiza o projeto Vou de Canoa.

Os demais estarão disponíveis para venda por R$ 24,90 pelo @projetovoudecanoa ou pelo link https://projeto-vou-de-canoa.lojaintegrada.com.br/livro-canoa-polinesia. Toda a verba arrecadada com a venda dos livros será destinada ao projeto.

Criado em 2020, em parceria com a SGA Niterói e a escola polinésia Surf Hoe e com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, o Vou de Canoa é um programa educativo que alia cultura, esporte e educação com o objetivo de levar conhecimento a crianças e jovens, gerando valorização e identidade com o bioma onde vivem de forma simples e aplicável.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.

No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.

Na área da comunicação, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.

Seguindo seu pilar estatutário, em 2021, a Fundação Toyota começa o patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática.

O Vou de Canoa colabora diretamente e indiretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

Saúde e bem-estar
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água

Você também pode se interessar por:

Faça Parte Do #MundoFTB

Nós acreditamos nas parcerias e na força das pessoas. Vem com a gente em busca de promover um mundo melhor! Juntos, fazemos a diferença!

Uma mulher de cabelos castanhos e encaracolados, sorri e usa uma camiseta verde.

Vamos juntos!

Três pessoas segurando uma muda de planta

Apoie nossas causas!

Pessoas reunidas em volta de uma mesa analisando gráficos

Acesse!