Qual é seu combustível hoje?

04.02.19

*Elaine Marques é graduada em Publicidade e coordenadora de projetos da Fundação Toyota do Brasil. Tenta, insiste, ensina, aprende e faz a empresa melhor diariamente.

Já dizia Albert Einstein: “Loucura é querer resultados diferentes, fazendo tudo exatamente igual”.

Mas quão contraditória é esta frase, com o título deste artigo, hein?! É exatamente essa provocação que quero fazer: em tempos de sustentabilidade o “velho” é aquele que vai te inspirar para recriar, para reciclar, para reinventar, mas, principalmente, vai representar a “bagagem” que você precisava ter para partir para o novo! Quantas vezes você já não teve que ir para o mesmo lugar, por caminhos diferentes, e descobriu coisas novas? E quantas vezes você já não teve que colocar sua resiliência à prova? Eu não conheço outra forma de conquistar a não ser essa: – Acreditar!

Parece uma palavra simples e batida, sem créditos, mas é um ato muito bem pensado.

Por favor, agora, volte em 1879. Consegue imaginar como era? Consegue imaginar que naquela época um homem de 32 anos, chamado Thomas Edison, já havia tentado criar a lâmpada por 1200 vezes? Quem tenta algo por 1200 vezes? Ele fez! É nisso que penso toda vez que me lembro que há 10 anos nascia uma nova forma de ensinar gestão de problemas com o projeto Ambientação por meio da Fundação Toyota do Brasil. Não foi fácil. Muitas pessoas me desafiaram. E para falar a verdade, eu fiz desses desafios, meu principal combustível, o que foi fundamental para os resultados que conquistamos depois de uma década.

Hoje, olhando os frutos mais recentes do projeto: profissionais promovidos por conta dos conhecimentos adquiridos, cidadãos mais felizes consigo mesmos por terem superado seus próprios medos, milhões e milhões de litros de água economizados, indivíduos completos pela felicidade de construir e mudar situações antigas para oportunidades fantásticas. Sem falar nas reduções de custos para os cofres públicos, inclusive para a cidade onde moro hoje.

Então, o meu feliz ano velho é um chamado para você que quer mudar! Que é inconformado com alguma situação e deseja transformação, seja qual for. Tire o projeto da gaveta. Converse com outras pessoas. Comente sobre suas ideias. Faça versões menores para conseguir os primeiros resultados. Registre seus feitos e se pergunte: Qual é seu combustível hoje? O que te faz levantar da cama todos os dias e tentar? Use esse combustível a seu favor e nunca deixe que ninguém determine o tamanho de seus sonhos. Use esse 2019 para fazer parte de um time, feito de pessoas normais, como você e eu que acreditam no ser humano, e que podem deixar legados ecoando! Suas experiências te trouxeram até aqui e vão te levar para onde você quiser!

Vamos?